30 July 2012

114 - MISSÃO GORONGOSA EM EXPOSIÇÃO NO NORTESHOPPING





Comunicado de Imprensa
Matosinhos, 02 de agosto de 2012

“Missão Gorongosa” mostra projeto de recuperação do Parque Nacional da Gorongosa no NorteShopping
   
“Missão Gorongosa” é o nome da exposição que estará patente no NorteShopping, a partir de 02 de agosto, e que dará a conhecer o Projeto de Recuperação do Parque Nacional da Gorongosa, no centro de Moçambique. Um projeto que tem como missão a proteção e recuperação do ecossistema da Gorongosa, assim como o desenvolvimento de Ecoturismo que beneficie as comunidades locais.
A reabilitação do Parque Nacional da Gorongosa, no centro de Moçambique, representa uma das grandes oportunidades de conservação no mundo de hoje. A Gorongosa é uma região com grande diversidade de espécies e características ecológicas únicas. A chave para assegurar a continuidade da diversidade de espécies no planeta é proteger as áreas que se encontram em situação crítica.
A Gorongosa é habitada por uma impressionante diversidade de animais e plantas, alguns dos quais não se encontram em mais lado nenhum do mundo. Os Elefantes e os Crocodilos Gigantes da Gorongosa são alguns exemplos de espécies que desempenham um papel importante na manutenção da biodiversidade no Parque Nacional da Gorongosa.
A “Missão Gorongosa”, que estará em exposição na Praça da Indústria no NorteShopping até ao dia 8 de agosto, pretende precisamente mostrar a evolução do Projeto de Recuperação da Gorongosa. Painéis informativos e plasmas a passar vídeos e imagens são alguns dos elementos que pretendem ilustrar a forma como a natureza está a responder de forma rápida e positiva ao apoio do ser humano. 
O NorteShopping vai também apoiar o Projeto Leões da Gorongosa, uma iniciativa lançada este ano e que pretende documentar o estado de conservação e ecologia dos leões e identificar e corrigir as ameaças à sua recuperação e permanência em todo o grande Ecossistema da Gorongosa. Atualmente, apenas entre 30 a 50 leões existem dentro do Parque e os outros grandes carnívoros estão apenas a começar a aparecer.
“A Recuperação da Gorongosa é um projeto muito interessante pela sua vertente social, ambiental e económica que, no nosso entender, deve ser partilhada com o público português. Esta exposição insere-se na nossa política de responsabilidade corporativa que tem o compromisso de informar, sensibilizar e consciencializar a comunidade local para questões essenciais”, refere João Fonseca, diretor do NorteShopping.


O Projeto de Recuperação da Gorongosa está a ser desenvolvido pela Fundação “Gorongosa Restoration Project”, uma organização norte-americana sem fins lucrativos, que se aliou ao Governo de Moçambique para proteger e restaurar o ecossistema do Parque Nacional da Gorongosa e desenvolver um setor de ecoturismo que beneficie as comunidades locais.

Para mais informações sobre o Parque Nacional da Gorongosa visite http://www.gorongosa.net/.


Sobre o NorteShopping
Inaugurado em Outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. O NorteShopping dispõe de 274 lojas numa área bruta locável superior a 73 mil m2 e de uma oferta comercial completa. Sob a temática da indústria, as peças presentes e a sua dimensão fazem deste Centro o único do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt.



Para mais informações por favor contactar:
Lift Consulting - Tânia Miguel
T: +351214666500 | M: +351918270387
tania.miguel@lift.com.pt



NOTA FINAL

Este comunicado foi recebido directamente do Gabinete de Comunicação do Parque Nacional da Gorongosa.

Saudações amigas
30 de Julho de 2012
Celestino Gonçalves


No comments: