14 November 2014

143 - EXEMPLO PARA OS HUMANOS DE UMA MÃE LEOA



Atitude de uma mãe felina

Repassando, aplaudindo com muita alegria.
Enquanto mães humanas(?) jogam filhos no lixo, matam ou querem vendê-los por 100,00 para consumir crack, vem de uma leoa o belo exemplo do que é a verdadeira maternidade.
Salve os animais!!!



Fotógrafo regista cenas de uma leoa resgatando o filhote a beira de um precipício  


Outros membros até observam, mas param diante grande risco








O filhote,  esgotado começa a escorregar quando a mãe o segura com a boca e começa outra difícil tarefa de retornar ao topo do barranco.








São e salvo, a leoa, vitoriosa, acaricia o filhote que acaba de salvar .



Esses quadros dramáticos foram obtidos pelo fotógrafo Jean-François Largot, em Masai Mara, do Quénia, na reserva de caça, em Agosto de 2011.

E tem gente que ainda diz que nós homens somos seres racionais...


(Fim de citação)



MEU COMENTÁRIO
Tal como disse o amigo José Simões, que me enviou esta postagem, também subscrevo a frase final substituindo as reticências  por um ponto de exclamação !

Novembro de 2014
Celestino Gonçalves


05 November 2014

142 - FAUNA AFRICANA - APOCALIPSE À VISTA!







Os célebres "Big Five", considerados os mais dignos representantes da fauna africana



A SITUAÇÃO DA FAUNA BRAVIA AFRICANA É TÃO TRÁGICA NA ACTUALIDADE QUE  O APOCALIPSE NÃO TARDARÁ PARA AS ESPÉCIES MAIS COBIÇADAS COMO SÃO O ELEFANTE E O RINOCERONTE.

As notícias dos últimos anos e nomeadamente a partir de 2010 até ao presente, dão-nos conta desta situação que conduzirá ao irreversível destino que é a extinção de todos os animais bravios que são portadores de troféus que valem muito dinheiro nos mercados, sobretudo asiáticos, onde tais produtos são utilizados, uns como adorno e objectos de arte, outros na confecção de poções usadas na medicina tradicional e ainda como afrodisíacos. 

Não obstante se terem criado organizações de protecção a nível mundial e aprovado convenções que levaram, desde 1933, a criar leis cada vez mais rigorosas para penalizar a pratica da caça furtiva, proibir o comércio internacional do marfim de elefante  e cornos de rinoceronte, a maior parte dos países africanos não aplica, na prática, tais medidas.

As fotos chocantes que abaixo reproduzimos e os textos que se lhes seguem, dão-nos a desoladora imagem do que se vai passando, não só em Angola e  Moçambique, mas em todos os restantes países africanos onde habita essa fabulosa fauna bravia que a Natureza criou e que o homem vem destruindo implacávelmente. 

Não há palavras que possam descrever tal situação. Muitos e famosos escritores apregoaram a defesa e conservação da fauna bravia. Destaco um deles - Romain Gary -, que no seu romance "As Raízes do Céu", publicado em meados do século passado, deu ao mundo uma grande lição sobre o papel a desempenhar na conservação da natureza como um todo, colocando os elefantes no epicentro da sua sua tese equiparando-os aos humanos quanto ao direito à vida. Trata-se de um romance baseado nas experiências que o autor viveu na África Equatorial Francesa, durante a segunda guerra mundial e que alcançou um dos maiores êxitos editorias da época. 

Não falta, na actualidade, quem  continue a clamar pela conservação  da Natureza e protecção da vida bravia. Só que isso não basta, sabendo-se que o interesse capitalista e a acção dos carteis dos negócios sujos é cada vez maior e  não olha a meios para atingir os seus fins, encontrando em África um campo fértil graças à corrupção que se instalou nas novas sociedades dos países emergentes após a sua descolonização.

Quem, como nós, conheceu a  pujança e variedade dessa fabulosa fauna e tem a noção do seu papel no equilíbrio da Natureza, e simultâneamente como fonte de receitas quando explorada pela indústria turística, sabe que, se  medidas especiais e globais não forem tomadas face à situação actual,  o holocausto deste importante património da humanidade chegará mais depressa do que se pode pensar.






Elefante morto apenas para retirada do marfim


Enorme quantidade de presas de elefante apreendidas a futivos, 
algures em África nos últimos anos



Outra grande quantidade de presas igualmente de animais abatidos por futivos



Rinoceronte pouco depois de ter sido abatido e despojado dos seus cornos





Imagem de uma das muitas centenas de tendas de venda de animais bravios em Angola

A falta de fiscalização e controlo sobre os caçadores furtivos abre as portas para a devastação das espécies e dá a Angola um prejuízo que só as gerações vindouras saberão.
É caso para dizer que perder a capacidade de se indignar é o mesmo que estar morto ou a caminho da morte... Já não se tem sensibilidade interior.
No futuro nem eu saberei se teremos mais pátria, nem se o simples convívio terá a mesma carga semântica, que signifique reencontro das espécies.
Um dia todos fomos deste mundo, que um dia se chamou Angola com todos os seus habitantes, fauna e flora.
São sinuosos os caminhos do nosso paraíso.
Chegar ao Uíge, norte de Angola, a M’Banza Congo, não é diferente. Viajar de carro, por agora a melhor alternativa, obriga a tactear caminhos. Exalar o cheiro muitas vezes nauseabundo de vários animais abatidos indiscriminadamente. Contemplar estes animais expostos ao sol e à chuva nas bermas das estradas provoca terríveis dores no coração.
Para espanto dos desavisados, o negócio é legal e tem a permissão de todos os governos locais.
Enquanto a solução não vem, a população vai inundando os mercados informais com diversas espécies, muitas delas ameaçadas de extinção e a viverem em áreas desprotegidas.
Não há dificuldade para as carnes de caça em Angola se tornarem fonte de renda para muitas famílias.
O governo há muito tem vindo a prometer fazer um controlo mais rigoroso e fiscalizador à caça indiscriminada da fauna. É urgente fechar a porta da ilegalidade com mais punição, e usar estímulos para abrir a porta do uso sustentável. Do jeito como está, Angola joga todos para clandestinidade, inclusive os fiscais florestais que deviam aprimorar o conhecimento para ajudar no trabalho de preservação.
Estamos sentados sobre um património riquíssimo, mas a falta de regras rígidas impede o uso adequado da nossa biodiversidade.

Campanha de consciencialização e repressão policial são fundamentais, mas não suficientes, porque os caçadores furtivos contam com muitas saídas e com a fragilidade dos acordos e leis nacionais, muitas ainda não regulamentadas. As regiões vulneráveis em Angola são o norte, onde estão seis em cada dez animais em risco, e o interior, “mato”, que foi considerado insubstituível e é o habitat natural de todas as espécies selvagens.


Postado há 1 week ago por Jornal ChelaPress



Angola tem o segundo maior mercado de comércio ilegal de marfim a retalho em África, apenas atrás da Nigéria, informou a Organização Não Governamental (ONG) “Save The Elephants”, através de um comunicado.
A organização indica que um estudo sobre o comércio ilegal de marfim de elefantes africanos, realizado pelos investigadores Esmond Martin e Lucy Vigne, informa que Lagos e Luanda são os principais centros de “comércio ilegal de retalho de marfim”.
“Em Lagos (capital de Nigéria) há mais peças de marfim à venda, mas o comércio é mais dissimulado, com os vendedores mais conscientes das regras e mais receosos. Em Luanda (capital de Angola), os comerciantes parecem não estar preocupados com a possibilidade de serem detidos pelas autoridades”, refere a ONG, no seu comunicado.

A “Save The Elephants” alerta, também, para o facto de o preço do marfim, proveniente de elefantes mortos por caçadores furtivos, ter quase triplicado nos últimos quatro anos, no seio do principal mercado mundial, a China. “O aumento do preço do marfim está relacionado com uma vaga de abates de elefantes no continente africano, que não dá sinais de abrandar”, sublinhou a organização, sediada no Quénia.
De acordo com o estudo, o preço de venda do marfim em bruto, na China, era de cerca de 750 dólares em 2010, enquanto em 2014, os preços já rondam os 2.100 dólares. A “Save The Elephants” estima que tenham sido mortos cerca de 33.000 elefantes entre 2010 e 2012.
“Sem acção internacional concertada para reduzir a procura de marfim, as medidas para diminuir o número de elefantes abatidos não surtirão efeito”, explicou o fundador da ONG, Ian Douglas Hamilton, acrescentando que a “China detém a chave do futuro do elefante africano e particularmente do elefante angolano”. Deve destacar-se, ainda, que no início do século XX, existiam 20 milhões de elefantes no continente africano, um número que caiu para 1,2 milhões em 1980, caindo novamente para os actuais 500.000, apesar do comércio do marfim ter sido proibido em Angola e África em geral, em 1989.
Fonte: AngoNotícias