CARTAS DA BEIRA DO ÍNDICO
(14)
FESTA DO FINALISTA DA ESCOLA PORTUGUESA DE MAPUTO
Como é da tradição, realizou-se no último sábado, dia 21, a festa do finalista da Escola Portuguesa de Maputo, envolvendo os alunos que terminam o 12º ano de escolaridade.
Desde há cinco meses a esta parte que vinha sendo cúmplice de tal acontecimento, na medida em que a neta teve várias tarefas na sua organização e me arrastou para lhe dar apoio, sobretudo para a levar ( e muitas vezes com as colegas do grupo de trabalho) a vários locais da cidade para angariarem patrocínios, assim como aos ensaios da valsa, às compras, ao estilista para as provas do vestido, etc.Mas também o resto da família foi igualmente envolvido, colaborando e participando nas galas que nos últimos meses foram realizadas na Escola para angariação de fundos.
Para quem já passou por idêntido marco da vida estudantil, não é novidade o que lhes possa contar, visto que de uma forma geral estas festas têem sempre um deslumbramento idêntico em toda a parte.
No nosso caso, porém, a festa ultrapassou todas as espectativas, por ser a nossa primeira neta a atingir este patamar académico. A nossa actual estadia em Moçambique foi convenientemente programada para estarmos presentes neste evento e isso nos trouxe imensa alegria!
O dia marcava o início da primavera noutras latitudes e aqui tambem foi de bom tempo, com as temperaturas já mais amenas sobretudo durante a noite, o que permitiu que o programa decorresse na perfeição!
Que bonitas estavam todas elas e que felicidade irradiavam e faziam irradiar aos seus familiares e amigos presentes!
Mas os moços não se ficaram atrás! Também vestidos com o rigor que se impõe nesta ocasião única das suas vidas, eles foram dando nas vistas quando observados de perto, quer pelo bom corte dos fatos, da excelência das camisas e gravatas (ou laços), mas também pelos penteados modernos e até exóticos que alguns exibiam!
A todo este esplendor, corresponderam os professores, familiares e amigos dos finalistas, com destaque, naturalmente, para e elenco feminino, sempre atraente nas suas indumentárias de cerimónia, nos seus penteados e adereços e, sobretudo, na alegria bem estampada nos rostos!
Não faltaram momentos de grande exaltação, primeiro no apoio aos artistas (alunos finalistas) que actuaram, depois durante os discursos dos chefes das turmas, com destaque para a Tuma B que foi a mais irreverente nas apreciações aos professores!
O recinto de jogos foi o palco da valsa e distribuição das faixas, a parte da festa mais esperada já que é sempre um espectáculo de extraordinária beleza, pese embora a dificuldade de alguns pares em executar a velha dança palaciana!
Mas não estiveram muito mal estes jovens que souberam disfarçar os momentos mais difíceis com a sua postura garbosa e elegante nas pausas e nas partes mais lentas do bailado!
E como as fotografias valem mais que as palavras, aqui deixamos uma pequena selecção das muitas centenas que tiramos nesta festa que nos embeveceu e emocionou!
Maputo, 26 de Março de 2009
Celestino Gonçalves
Com os avós paternos
O brinde com os pais e mana
Com a mana
Os pais muito felizes!
Os avós orgulhosos!
Momento de espectativa!
Turma A - a primeira a expor-se
Turma C - a mais feminina!
A entrada para a Valsa!
A Valsa vai começar!
Momento empolgante!
Um passo difícil da valsa
A valsa com o pai
A valsa com a mãe
A valsa com o avô materno
Uma pose com o parceiro da valsa
Grande animação!
Com a mana e uma das colegas debutantes
Momento em que a neta recebia a faixa do professor mais popular da Escola
A pose já com a faixa!
Momento de votação para o rei e rainha da festa
Um vestido a destoar...mas de belo efeito!
Aplausos ao rei e rainha da festa!
Rainha e Rei da festa do finalista de 2008/2009!