O Ministério do Turismo de Moçambique (MITUR) e o Projecto de Restauração da Gorongosa (PRG) têm o prazer de anunciar que o Grupo Visabeira - operador dos hotéis Girassol em Moçambique e Angola - foi seleccionado para gerir o Acampamento Turístico de Chitengo, a maior infra-estrutura turística dentro do Parque Nacional da Gorongosa.
O Girassol Chitengo possui actualmente alojamento para 78 visitantes, bem como uma área de campismo, tendo os seus hóspedes acesso a uma vasta rede de picadas para safaris, restaurante, piscinas, loja de souvenirs, zonas de passeio e outras actividades turísticas dentro do Parque Nacional da Gorongosa, o qual agora também inclui as cumeadas e as florestas húmidas de montanha da Serra da Gorongosa.
O MITUR e o PRG vão trabalhar conjuntamente com o Grupo Visabeira no sentido de desenvolver ainda mais uma das áreas de maior crescimento turístico de Moçambique.
O Grupo Visabeira irá investir 2 milhões de dólares na renovação e construção de novas infra-estruturas turísticas de modo a ajudar o PRG a colocar de novo Chitengo e a Gorongosa na posição que lhe pertence, de um dos melhores Parques Nacionais de África.
O Grupo Visabeira, SGPS, SA, nasceu em 1980 e é hoje uma holding multinacional organizada em cinco sub-holdings (Visabeira Global, Visabeira Indústria, Visabeira Turismo, Visabeira Imobiliária, e Visabeira Participações Financeiras), com uma presença destacada em nove países, comercializando os seus produtos e serviços em mais de cinco dezenas de nações, nos cinco continentes.
O Girassol Chitengo vai juntar-se ao portefólio de hotéis da cadeia Girassol em Moçambique que inclui hotéis, aparthotéis, aldeamentos turísticos, resorts, catering e restaurantes, vocacionada para o turismo de lazer e negócios.
O Ministério do Turismo de Moçambique e o Projecto de Restauração da Gorongosa querem desde já congratular o Grupo Visabeira que, através da sua cadeia de Hotéis Girassol, irá trabalhar no sentido de assegurar que todos os projectos obedecerão aos elevados padrões ecológicos do Parque, que protegerão o ecossistema e que criarão empregos nas comunidades locais ao mesmo tempo que estabelecerão uma indústria turística auto-sustentável.
Para mais informações sobre este comunicado de imprensa por favor contactar Vasco Galante (PRG) ou Pedro André Sousa (Grupo Visabeira).
*******
COMENTÁRIO
Este comunicado, acabado de receber do Dr. Vasco Galante, não sendo de todo uma surpresa, é a confirmação de uma parceria que vinha sendo estudada entre o MITUR/PRG e o Grupo Visabeira, radicado em Moçambique há já alguns anos com raízes consistentes na área do Turismo.
Trata-se de uma notícia que agrada a todos os amigos do Parque Nacional da Gorongosa, na medida em que este famoso santuário da vida bravia de Moçambique bem precisa de infraestruturas de qualidade e quantidade que possam corresponder ao fluxo de turistas em número significativo, pois só desta forma se podem obter receitas que garantam a continuidade do projecto de restauração ali em curso desde 2005.
Espera-se, também, que outros Grupos ou Empresas venham em breve a realizar idênticos contratos, para exploração turística de outras áreas do Parque, conforme concurso público iniciado há cerca de um ano.
Celestino Gonçalves