30 July 2012

114 - MISSÃO GORONGOSA EM EXPOSIÇÃO NO NORTESHOPPING





Comunicado de Imprensa
Matosinhos, 02 de agosto de 2012

“Missão Gorongosa” mostra projeto de recuperação do Parque Nacional da Gorongosa no NorteShopping
   
“Missão Gorongosa” é o nome da exposição que estará patente no NorteShopping, a partir de 02 de agosto, e que dará a conhecer o Projeto de Recuperação do Parque Nacional da Gorongosa, no centro de Moçambique. Um projeto que tem como missão a proteção e recuperação do ecossistema da Gorongosa, assim como o desenvolvimento de Ecoturismo que beneficie as comunidades locais.
A reabilitação do Parque Nacional da Gorongosa, no centro de Moçambique, representa uma das grandes oportunidades de conservação no mundo de hoje. A Gorongosa é uma região com grande diversidade de espécies e características ecológicas únicas. A chave para assegurar a continuidade da diversidade de espécies no planeta é proteger as áreas que se encontram em situação crítica.
A Gorongosa é habitada por uma impressionante diversidade de animais e plantas, alguns dos quais não se encontram em mais lado nenhum do mundo. Os Elefantes e os Crocodilos Gigantes da Gorongosa são alguns exemplos de espécies que desempenham um papel importante na manutenção da biodiversidade no Parque Nacional da Gorongosa.
A “Missão Gorongosa”, que estará em exposição na Praça da Indústria no NorteShopping até ao dia 8 de agosto, pretende precisamente mostrar a evolução do Projeto de Recuperação da Gorongosa. Painéis informativos e plasmas a passar vídeos e imagens são alguns dos elementos que pretendem ilustrar a forma como a natureza está a responder de forma rápida e positiva ao apoio do ser humano. 
O NorteShopping vai também apoiar o Projeto Leões da Gorongosa, uma iniciativa lançada este ano e que pretende documentar o estado de conservação e ecologia dos leões e identificar e corrigir as ameaças à sua recuperação e permanência em todo o grande Ecossistema da Gorongosa. Atualmente, apenas entre 30 a 50 leões existem dentro do Parque e os outros grandes carnívoros estão apenas a começar a aparecer.
“A Recuperação da Gorongosa é um projeto muito interessante pela sua vertente social, ambiental e económica que, no nosso entender, deve ser partilhada com o público português. Esta exposição insere-se na nossa política de responsabilidade corporativa que tem o compromisso de informar, sensibilizar e consciencializar a comunidade local para questões essenciais”, refere João Fonseca, diretor do NorteShopping.


O Projeto de Recuperação da Gorongosa está a ser desenvolvido pela Fundação “Gorongosa Restoration Project”, uma organização norte-americana sem fins lucrativos, que se aliou ao Governo de Moçambique para proteger e restaurar o ecossistema do Parque Nacional da Gorongosa e desenvolver um setor de ecoturismo que beneficie as comunidades locais.

Para mais informações sobre o Parque Nacional da Gorongosa visite http://www.gorongosa.net/.


Sobre o NorteShopping
Inaugurado em Outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. O NorteShopping dispõe de 274 lojas numa área bruta locável superior a 73 mil m2 e de uma oferta comercial completa. Sob a temática da indústria, as peças presentes e a sua dimensão fazem deste Centro o único do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt.



Para mais informações por favor contactar:
Lift Consulting - Tânia Miguel
T: +351214666500 | M: +351918270387
tania.miguel@lift.com.pt



NOTA FINAL

Este comunicado foi recebido directamente do Gabinete de Comunicação do Parque Nacional da Gorongosa.

Saudações amigas
30 de Julho de 2012
Celestino Gonçalves


25 July 2012

113 - VISITA DE UM PRÍNCIPE DA SELVA



BEM-VINDO





SÉRGIO VEIGA

Tive o grato prazer de receber a visita, no passado domingo, dia 22, deste grande amigo e consagrada figura pública de Moçambique, onde se notabilizou em várias áreas do desporto, do turismo cinegético e contemplativo, na pesca, na caça submarina, na pintura, na fotografia, na comunicação social (foto-jornalismo, cinema e televisão) e como escritor.

E foi na pele de escritor que esteve em Portugal, de 17 a 23 do corrente mês, justamente para lançar o seu livro "O Quente Aconchego da Mãe Negra", que teve lugar em Lisboa no dia 18.

Acerca do Sérgio Veiga tive já a oportunidade de escrever três crónicas (2003, 2005 e 2008) que foram publicadas em várias páginas das redes sociais (pessoais e colectivas) da Internet, incluindo nas minhas próprias, ali deixando alguns dados da sua extensa biografia e, também, as razões porque ambos cultivamos uma velha e sã amizade.

Nunca é de mais falar do Sérgio sobretudo quando acerca dele surgem notícias de novos sucessos que vem obtendo nas suas actividades profissionais, como foi a  intervenção numa arrojada operação de caça a leões comedores de gente na área nortenha de Palma e, agora, com o lançamento deste seu livro.

No primeiro dos casos  e enquanto continuavam a soar por toda aquela região  norte de Moçambique os ecos de agradecimento a este homem que conseguiu eliminar os leões assassinos, pondo fim a um verdadeiro tormento que assolava as populações rurais que já haviam perdido 26 pessoas às garras desses felinos,  Mia Couto, o mais conhecido e consagrado escritor moçambicano, inspirava-se nos factos reais dessa odisseia e escreveu um extraordinário (mais um) romance - A Confissão da Leoa - lançado recentemente em Portugal.

E é o próprio Mia Couto quem prefacia o livro do Sérgio Veiga, também agora lançado, mas já antes, em 2005, editado em Moçambique com o título "O Cântico da Galinha do Mato" e cujo sucesso levou uma segunda editora a negociar os direitos desta edição em Portugal. No prefácio, Mia Couto atribui ao autor a rara sapiência dos velhos contadores de histórias de Moçambique!

E  acrescenta o mestre da escrita: O Cântico da Galinha do Mato é, afinal, uma das infinitas versões da impossível autobiografia deste homem que é pescador, caçador, pintor, viajante, marinheiro ambientalista, produtor de documentários televisivos, operador de câmara. mergulhador. O principal personagem do livro é, afinal, o próprio autor. Um homem que tem histórias para contar porque as viveu. Ele não fala sobre gente. Ele foi toda essa gente. Homem do mato, dos bichos, da gente camponesa, europeu-africano que cruzou entre si as fronteiras, as fugidias identidades da raça, da nacionalidade, da religião. E é desse vagabundear de identidades que, afinal, este livro trata. E é por isso que a voz do livro se antecipa à palavra escrita.

Mas, também, é notícia agradável a que o próprio Sérgio nos deu durante a visita: vai publicar, provavelmente ainda no decorrer deste ano, o seu novo livro, agora de memórias, ou seja, um passeio pela sua fascinante vida profissional relatando as experiências e emoções, incluíndo, nomeadamente, as vividas  na difícil 
campanha dos leões de Palma e nos safaris de caça que conduziu com sucesso, tanto antes como depois da independência de Moçambique. Será, sem dúvida, mais um sucesso literário a que estaremos atentos!

No dia em que alinhavo estas linhas, o Sérgio está já na sua querida terra e escolheu o seu belo acampamento da Inhaca para passar os 59 anos que, curiosamente, completa hoje. No seu portátil e telemóvel  recebeu, certamente,  muitas  mensagens de parabéns, onde a minha se incluiu, naturalmente!

Obrigado, Sérgio, por me teres visitado, fazendo assim juz à boa amizade que nos une!

Obrigado também ao comum e velho amigo José Canelas, que fez a ponte entre nós, trazendo o Sérgio até aqui para um dia que foi supremo de alegrias!

O Álbum de fotografias mostra momentos  desse encontro no nosso cantinho da aldeia a que chamamos de Marrabenta.

Clicar neste Link:




Com o Sérgio Veiga no meu minguado mas acolhedor escritório!




Saudações amigas!
Marrabenta, 25 de Julho de 2012
Celestino Gonçalves

17 July 2012

112 - GORONGOSA NA GRANDE REPORTAGEM DA SIC






PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA

Tal como muitas dezenas de cadeias de televisão de todo o mundo, também as TV's portuguesas têm dedicado ao Parque Nacional da Gorongosa várias reportagens que nos permitem acompanhar o desenvolvimento deste maravilhoso santuário da vida bravia de Moçambique e que em tempos foi a "joia da coroa" do império colonial português em matéria de atracção turística.

Desta vez vamos ter a oportunidade de ver na SIC 4 capítulos de uma reportagem feita recentemente pela jornalista Cândida Pinto e que adiciona novos motivos que revelam os progressos ali alcançados nos últimos tempos e que nos dão a consoladora ideia de que a Gorongosa, depois da destruição quase total durante o período da guerra civil (1977/1992),  está a tornar-se de novo num dos parques naturais mais atractivos do continente africano.

O primeiro capítulo passará no próximo domingo, dia 22, integrado no Jornal da Noite e os restantes nos três domingos seguintes.

A apresentação deste documentário acaba de ser divulgada pelo canal da SIC na sua página do Facebook e apesar da sua breve síntese pode avaliar-se o interesse que vai despertar sobretudo entre os apaixonados pela conservação da natureza e particularmente dos Amigos da Gorongosa, cujo grupo (em ascenção) está permanentemente atento às notícias dali emanadas.

O nosso agradecimento ao Dr. Vasco Galante, director da comunicação e do turismo do mesmo Parque, que nos mandou a notícia e a divulgou nos canais habituais, do próprio Parque, de grupos  e pessoais.

Ver a apresentação através do Link: