JOÃO MARIA TUDELA
(1929-2011)
Faleceu hoje, no Hospital de Cascais, vítima de um AVC, o consagrado cantor e apresentador de Televisão luso-moçambicano que se tornou no ícon artístico mais representativo para a comunidade de naturais e ex-residentes da antiga colónia portuguesa do Índico que foi forçada a abandonar o território por altura da sua independência em 1975.
O malogrado tinha 81 anos e deixa viuva e 2 filhos a quem endereçamos os nossos mais sentidos pêsames.
Tratando-se de um profissional de primeiro plano e figura pública bem conhecida e estimada, nem por isso viu a sua carreira facilitada. Antes pelo contrário pois a partir de certa altura e por motivos políticos acabaria por se retirar da actividade de apresentador de programas televisivos, passando a participar apenas, como convidado especial, nos encontros dos regressados do Ultramar que o acarinhavam sem limites.
Contava, todavia, com a admiração de muitos colegas do mundo artístico e é de um deles, o consagrado fadista João Braga, que ouvimos hoje na RDP-Antena1 um breve mas muito significativo elogio a seu respeito, que pode ser escutado através deste Link:
Fazendo parte do número dos seus admiradores e amigos (fomos até colegas de trabalho nos anos 50 em Lourenço Marques), sinto como todos o seu desaparecimento físico e recordo o nosso último encontro em Março de 2010, em Leiria, na sede da ACRENARMO, onde estivemos na abertura da exposição sobre a vida artística do amigo comum Romão Félix (Parafuso). Nessa altura ele me me deu conta do desencanto que o afectava relativamente à sua brusca retirada dos ecrãs.
Bate-papo durante o nosso encontro em Leiria
Da esqª para a dirtª: Celestino, José Reinaldo e João Maria Tudela
No comments:
Post a Comment