12 March 2016

165 - REPORTAGEM DO ALMOÇO COMEMORATIVO DO 10º ANIVº DO GAG

A NOSSA REPORTAGEM
(Fotos e Texto)


Realizou-se no passado sábado, dia 5, em Lisboa, a festa do 10º aniversário do Grupo de Amigos da Gorongosa, um evento que havia sido difundido nos últimos dois meses nas redes sociais e que era aguardado com muita expectativa pelos membros do seu Núcleo Coordenador e por muitos dos Amigos que fazem parte deste grupo informal que foi criado em 2007 apenas por meia dúzia de pessoas e hoje congrega mais  de 400 membros.

A "Gala" teve lugar no Hotel Olissippo Oriente, situado na zona do Parque das Nações e nela participaram cerca de 170 pessoas, vindas dos mais variados pontos do país e algumas do estrangeiro, todas elas imbuídas no espírito conservacionista das espécies bravias e do meio ambiente que norteou a criação deste grupo. 

Salientamos, entre outras, a honrosa presença de algumas figuras públicas com destaque para o conhecido cantor e músico Rui Veloso;  diplomatas,  nomeadamente o actual Embaixador de Portugal em Moçambique Dr. José Augusto Duarte, do ex-Embaixador no mesmo país Dr José Freitas Ferraz e do actual Embaixador da União Europeia em Cabo Verde Dr José Manuel Pinto Teixeira, do ex-Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dr. Francisco Almeida Leite, dos empresários Dr Luís Serra Campos e Dr Pedro Palhinha (grupo Entreposto), Dra Catarina Pestana ( directora do turismo do grupo Visabeira), e de Ilustres Professores como Abel Nascimento  e Luís Aires de Sousa.

Foi nossa convidada de honra a simpática Dra Isabel Silva, distinta directora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa - Braga, particular amiga da Gorongosa e do GAG, que reeditou em Portugal (versão em português) o livro "Contos da Gorongosa", da autoria do moçambicano Domingos Muala e da americana Virlana Tckacz, cujo lançamento  foi um sucesso e aconteceu no decorrer da cerimónia das comemorações do 9º anivº do GAG realizada na cidade do Porto, em Março do ano transacto. 

Após o café, o moderador da cerimónia e membro do NC do GAG, José Canelas, fez a apresentação dos membros do NC presentes,  Celestino Gonçalves, Albano Cortez, Graça Moreira, Maria de S. José Santos, Fernando Gil, Luís Fernandes, Zilda Fernandes, Manuel Romão e Rui Gonçalves,. Apresentou, também, a assistente Viviana Gonçalves, neta do decano do decano do NC Celestino Gonçalves.
Seguiu-se a apresentação dos convidados de honra que ocuparam a mesa principal frontal às dos restantes participantes: João Nuno Assunção (representante da agraciada Cândida Pinto), Catarina Pestana, Francisco Almeida Leite, José Augusto Duarte, José Freitas Ferraz, Rui Veloso, Domingas Aleixo, Isabel Silva, Adelino Serras Pires Júnior (representante do agraciado Adelino Serras Pires) e José Manuel Pinto Teixeira.
Mereceram igualmente honras de apresentação dois ex-funcionários da Gorongosa que pela primeira vez participaram nos almoços dos aniversários do GAG: João Rosa Pinto (período de 1959 a 1962) e Joaquim Manuel Castanheira da Silva (2009 a 2011)
Todos receberam os aplausos dos restantes participantes.
  
O Dr Vasco Galante, director de comunicação e turismo do Parque Nacional da Gorongosa, co-fundador do GAG e membro do seu  NC, apresentou em seguida  imagens relacionadas com a nossa convidada de honra, Dra Isabel Silva,  onde se deu especial relevo ao livro "Contos da Gorongosa" e às actividades de carácter social que a mesma tem desenvolvido em favor das crianças da Gorongosa. Esta ilustre  convidada pronunciou depois um breve discurso relacionado com os  mesmos temas, recebendo no final as felicitações do nosso moderador e do Dr Vasco Galante, bem como prolongados aplausos da assistência. 

Mas o ponto alto desta comemoração, que era  aguardado com muito interesse por todos os presentes, foi a cerimónia de atribuição do título de "Membro de Honra" do GAG a seis individualidades que no passado ou no presente se distinguiram como exemplares colaboradores no processo de desenvolvimento da Gorongosa e da sua reconstrução após a guerra civil que terminou em 1992. Citamos, por ordem cronológica de apresentação na cerimónia, os nomeados:

          1 - ADELINO SERRAS PIRES, homenageado a título póstumo. Pioneiro do turismo em Moçambique, tendo, na qualidade de sócio da empresa Agência de Turismo da Beira, iniciado na década de 50 do século passado, entre outras actividades, as excursões  regulares à Gorongosa, promovido o melhoramento das infraestruturas do Chitengo e divulgado Moçambique e o Parque da Gorongosa a nível internacional. Mais tarde, como director da SAFRIQUE, incrementou as excursões e ele próprio conduziu muitos grupos de ilustres figuras mundiais, incluindo os primeiros astronautas que foram à Lua, magnatas, artistas de cinema, financeiros, etc. 

               2 - BALDEU CHANDE, Técnico de fauna bravia, Moçambicano, a quem foi atribuída, em 1994, a tarefa de reocupar o PNG, após total abandono desde 1983, período em que  a devastação dos animais do Parque atingiu mais de 95% dos seus efectivos. Abriu caminho à retomada do Parque por parte do Estado, quer sensibilizando as populações que o invadiram quer combatendo a horda de furtivos evitando assim o extermínio total  das espécies.  
Foi agraciado, na primeira Gala da Gorongosa em Novembro de 2014, com o grau de "Heroi da Conservação".

                 3 - ROBERTO ZOLHO, Técnico de fauna bravia, Moçambicano. Sucedeu ao seu colega Baldeu Chande no PNG, em 1966. Garantiu a continuidade da recuperação do Parque graças ao excelente relacionamento com as populações rurais da região e à enérgica acção no combate aos caçadores e madeireiros furtivos.
Exerceu, por duas vezes, nos períodos de 1996/2003 e 2005/2007), as funções de Administrador do PNG. 
Foi  agraciado, na segunda Gala da Gorongosa, em Outubro de 2015, com o título de "Heroi da Conservação".

                  4 - HELENA FREITAS, Catedrática da Universidade de Coimbra, de que foi até há pouco sua Vice-Reitora. Destacou-se na liderança da investigação científica  feita pela UC no PNG e no apoio aos jovens futuros quadros técnicos superiores do Parque a estudar na mesma Universidade.

                  5 - CÂNDIDA PINTO, Jornalista da SIC e grande amiga da Gorongosa e das suas gentes, que tem divulgado através de várias reportagens e entrevistas difundidas a nível nacional e internacional, promovendo assim o interesse pela defesa da Natureza e sua Fauna Bravia.

                  6 - GREG CARR, Filantropo americano que desde 2005 tem vindo a dedicar-se com grande paixão e significativo sucesso à reconstrução do PNG através de um projecto financiado pela sua Fundação, destacando-se também no apoio social dados às populações locais.

Não obstante não poderem estar presentes os seis homenageados, o brilho desta cerimónia não ficou de forma alguma ofuscado. Houve momentos de exaltação aos méritos, profissionalismo e abnegada dedicação dos agraciados, alguns mesmo transmitidos com visível  emoção pelos oradores que tiveram a missão de representar os agraciados e  receber os seus prémios.

Seguindo aquela ordem, coube ao nosso moderador José Canelas (Membro do NC do GAG), fazer o elogio do primeiro agraciado Adelino Serras Pires,  falecido em Agosto do ano passado. Ele próprio, indigitado pelo NC para entregar o prémio e diploma aos representantes da família ali presentes, proferiu um discurso bastante emotivo a condizer com a sua condição de amigo pessoal, como seu colega de trabalho na grande empresa de safaris, a Safrique,  e conhecedor da obra e acções por ele desenvolvidas em favor do desenvolvimento turístico da Gorongosa durante aquele período. Ele próprio se emocionou e transmitiu esse estado de espírito aos  familiares e amigos presentes.
Os símbolos da homenagem foram entregues ao filho Adelino Serras Pires Júnior (Tim Tim),  que veio especialmente de Espanha, onde reside. Outros membros da família, incluindo a pequenina Constança, de 2 anos, que encantou toda a gente, acompanharam o acto que a assistência sublinhou com prolongada salva de palmas.    

Os segundo e terceiro agraciados, BALDEU CHANDE e ROBERTO ZOLHO,  tiveram como seu representante o decano do NC do GAG, Celestino Gonçalves, que acompanhou de perto, desde 1977 a 1990 (Chande) e 1981 a 1990 (Zolho) o início das suas carreiras em Moçambique e lhes dedica especial amizade. Proferiu palavras de elogio em relação a ambos, considerando-os dos melhores técnicos de fauna bravia de Moçambique e salientou a importância que tiveram no início da recuperação da Gorongosa, considerando que a eles se deve a criação das bases que permitiram a Greg Carr implementar, a partir de 2005, o seu grande projecto de restauração.

Seguiu-se a apresentação da Professora Dra Helena Freitas, cuja ausência nos foi comunicada cerca de 12 horas antes do início do almoço e deveu-se a uma missão governamental que também lhe foi comunicada pouco antes. Foi apresentador o Dr. Vasco Galante, que teceu os elogios merecidos desta grande amiga da Gorongosa e do GAG, salientando o papel importante que tem tido no acompanhamento dos estudantes vindos da Gorongosa para a UC, bem como na liderança da investigação científica feita pela mesma Universidade no PNG.
Para receber o prémio foi designada a jovem estudante de biologia, Domingas Aleixo, que teve assento na Mesa de Honra em representação do Parque Nacional da Gorongosa e que tem sido muito acarinhada nos seus estudos pela Drª Helena Freitas.

A representar a agraciada CÂNDIDA PINTO, que se encontra de momento em serviço no norte da Europa, esteve presente João Nuno Assunção, que após receber os respectivos símbolos da homenagem leu uma bonita  mensagem enviada pela ilustre jornalista, que a todos tocou pelas palavras amigas e  elogiosas dirigidas ao GAG e à Gorongosa, congratulando-se e felicitando-nos pelo sucesso da organização do evento do nosso 10º aniversário e agradecendo a distinção de que foi alvo.  Acrescentou ainda sentir  pena de não poder estar presente nesta importante "Gala", como tem acontecido nos últimos 4 anos em que nunca faltou.

Por último  foi feita a entrega do prémio e diploma atribuídos ao filantropo americano GREG CARR, que por motivos familiares teve que regressar de Lisboa aos USA uns dias antes desta  cerimónia.
A receber o prémio esteve o Embaixador de Portugal em Moçambique, Dr. José Augusto Duarte, que na sua brilhante intervenção distinguiu a importante obra que Greg Carr tem feito na Gorongosa, salientando a sua dedicação e paixão pelo Parque e pelo bem estar das populações locais.
Este ilustre diplomata é grande amigo da Gorongosa, com provas dadas no apoio à concessão de bolsas de estudo em Portugal para futuros técnicos do mesmo Parque e ter proposto ao governo português as condecorações atribuídas ao  PNG por ocasião do 10 de Junho passado, que foram entregues em Maputo numa bem organizada Gala,  que orgulha os amantes da Natureza e particularmente os Amigos da Gorongosa.
Com alguma surpresa da maioria dos presentes, O Dr. José Augusto Duarte fez uma descrição realista das condições em que a Gorongosa se encontra e as perspectivas futuras face aos múltiplos condicionalismos de ordem social, política e até ambiental que, na sua óptica, merecem reflexão e ponderação por parte de quem tem o poder para decidir sobre a política de conservação e exploração deste  pólo que é dos mais importantes repositórios de ecossistemas do planeta. 
Esta intervenção, muito justamente, mereceu grande ovação dos presentes.

Por volta das 17H30 foram apagadas as velas do bonito bolo do 10º aniversário do GAG e todos os presentes brindaram com um bom espumante, uma cortesia do Parque Nacional da Gorongosa, a juntar a outros apoios que nunca regateia em nos dar para tornar os nossos almoços anuais verdadeiros momentos de inspiração conservacionista e excelentes convívios entre amigos, alguns dos quais não se vêem há dezenas de anos. Mas, também,  o início de novas amizades que vão certamente perdurar já que a paixão que todos sentem pela Natureza em geral e pela Gorongosa, em particular, constitui um elo de ligação forte que perdurará nos nossos corações.

Ao  longo da tarde e nos intervalos de cada cerimónia, foram exibidos filmes (alguns inéditos) da Gorongosa, com imagens de grande beleza que a todos impressionou.

No limiar das 18H30 (hora estabelecida para o encerramento) o nosso moderador agradeceu a presença de todos, dirigindo-lhes também os cumprimentos de despedida em nome  de todos os membros do NC e deixou   o desafio  de nos voltarmos a encontrar no próximo aniversário do GAG, em 2017.

Aproveitamos para, em nome de todos os membros do Núcleo Coordenador do GAG, expressar aqui o nosso sentimento do dever cumprido quanto à organização do evento. Naturalmente que a nossa condição de amadores deixa sempre algo longe da perfeição, ou mesmo do bom,  pelo que  apelamos à crítica construtiva de cada um dos participantes que acharem poder ajudar a  melhorar  as nossas futuras  festas anuais,

Fica AQUI o link de acesso ao álbum de fotos do almoço,  da nossa colega Graça Moreira. Entretanto, deixamos em baixo uma série  de fotos desse mesmo álbum para ilustrarem esta modesta reportagem.


AGRADECIMENTO
Desejamos agradecer à direcção da RTP África a sua preciosa colaboração na divulgação deste nosso evento, iniciada com uma entrevista a três membros do grupo de trabalho do GAG e passada na sua emissão do dia 26 de Fevereiro último e, agora,  com a presença de uma equipa de reportagem no local do almoço onde fez a cobertura dos principais momentos e algumas entrevistas.
Esperamos anunciar nos próximos dias a data em que a reportagem irá para o ar.

Lisboa, 7 de Março de 2016

Celestino Gonçalves

(Membro decano do NC do GAG)

NOTA A POSTERIORI
Acabamos de receber da RTP África a informação de que a reportagem do almoço vai ser passada neste canal no dia 15 próximo (terça) - rubrica "Bem - Vindos"
09-03-2016


FOTOS DO EVENTO



Vasco Galante ladeado por mais 4 elementos do NC: José Canelas,
 Manuel Romão, Luís Fernandes e Celestino Gonçalves

A Graça posa com alguns amigos

José Carlos bem ladeado

Celestino com os primos Luís, Emília e Matilde

Bonito grupo com a Graça e o Sérgio Guerra à direita

António Guerra com amigos

Celestino e Graça com o inconfundível amigo Rui Veloso

Celestino com Luís Serra Campos e filha


Cartaz da Mesa de Honra


Concentração no Hall de entrada do salão Tókio para Check-In 
seguido do "Welcome Drink" 
Aspecto parcial da Mesa Hipopótamos

Aspecto parcial da Mesa Kudo

Aspecto parcial da Mesa Inhala
Apresentação da Assistente  Viviana

Mesa de Honra


APRESENTAÇÃO 

E ENTREGA DOS PRÉMIOS E DIPLOMAS AOS 6 
HOMENAGEADOS DO GAG


Celestino Gonçalves, decano do NC do GAG 
junto da mesa dos troféus e diplomas

1º - ADELINO SERRAS PIRES - A título póstumo - Representado
   por seu filho Adelino Serras Pires Júnior




José Canelas fazendo  o elogio de Adelino Serras Pires

Os familiares de ASP após receberem os símbolos da Homenagem
(Troféu e Diploma) entregues por José Canelas


2º - BALDEU CHANDE - Representado por Celestino Gonçalves



Celestino Gonçalves exibe o troféu atribuído 
a Baldeu  Chande, depois do que proferiu o seu elogio

3º - ROBERTO ZOLHO, representado por Celestino Gonçalves




Celestino Gonçalves falando do agraciado Roberto Zolho

4º -  HELENA FREITAS, representada pela jovem estudante 
Moçambicana Domingas Aleixo 





Momento de entrega do prémio de Helena Freitas

a Domingas Aleixo

Vasco Galante faz o elogio da ilustre agraciada Helena Freitas

5º - CÂNDIDA PINTO, representada por João Nuno Assunção



Entrega do troféu de Cândida Pinto a João Nuno Assunção


 João Nuno Assunção lendo a mensagem de Cândida Pinto

6º - GREG CARRrepresentado pelo Embaixador 
José Augusto Duarte



Momento de entrega do  prémio e diploma do agraciado Greg Carr 
ao Embaixador José Augusto Duarte

O Embaixador José Augusto Duarte proferindo o elogio 
ao homenageado 

OUTRAS IMAGENS DA GALA DO 10º ANIVERSÁRIO DO GAG

Isabel Silva na sua intervenção


O brinde à amizade
  Professor  Abel Nascimento e Celestino Gonçalves 

Viviana e Dania posam com Rui Veloso

A Matilde depois de transmitir uma mensagem ao Rui Veloso 
teve direito a uma foto carinhosa. À direita a  sua  avó Emília

A pequena Maria com o avô Vasco Galante posam junto do bolo
do 10º anivº do GAG

Fernando Gil acende as velas


A Maria apaga as velas

VER MAIS FOTOS AQUI

1 comment:

eloir mario marcelino said...

OLá caro amigo Celestino, admiro sua perseverança em divulgar o tão conceituado Parque de Gorongoza.
Estou lendo o livro "Ventos de Destruição" e fui procurar justamente em seu blog sobre o Tim-Tim citado no livro.Agradeceria se me informasse se tem algo mais sobre os Adelinos ,pai e filho.
Abraço desde o Brasil
Eloir M Marcelino