14 March 2009

52 - CARTAS DA BEIRA DO ÍNDICO



CARTAS DA BEIRA DO ÍNDICO

(13)

FÉRIAS EM MOÇAMBIQUE

(2008-2009)


GORONGOSA - MOSTRA EM MAPUTO


O Parque Nacional da Gorongosa, que renasceu das cinzas muito recentemente, depois de ter estado à beira do desaparecimento por motivos que muitas vezes já abordei e que se relacionaram com a guerra civil terminada em 1992, é já um dos mais apetecidos destinos turísticos deste país, voltando a ser, como no passado, uma atracção de quem gosta de observar a natureza onde a vida selvagem está representada pelos mais belos e raros animais comuns neste continente!

Restaurado que foi o seu principal acampamento - Chitengo - e reabertas as principais picadas do circuito turístico, onde já se podem ver muitas das espécies que outrora povoaram o Parque aos milhares, nomeadamente leões, elefante, hipopótamos, crocodilos, inhacosos, impalas, facoceros, inhalas, imbabalas, changos, oribis e uma fauna alada das mais completas do ciontinente africano. Com alguma sorte podem ainda ver-se, em quantidades mais reduzidas devido à sua mais lenta recuperação, outras espécies, como búfalos, palapalas, zebras, bois cavalos e gondongas, algumas reintroduzidas recentemente.

O projecto da Fundação Carr, que desde 2005 ali desenvolve uma actividade sem paralelo nos restantes parques e reservas de Moçambique, tem realizado, simultaneamente, um trabalho ímpar na divulgação da Gorongosa, quer dentro quer fora do país, participando em feiras de turismo importantes, como Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, etc.

Por outro lado, as mais diversas e importantes cadeias de televisão e da imprensa escrita de todo o mundo, ali têm feito reportagens que já chegaram aos mais reconditos locais do planeta!

Internamente essa divulgação tem sido feita através de "mostras" em algumas das capitais das provincias, onde se passam filmes antigos e modernos, projectam slides, são exibidos cartazes e fotografias focando as principais atracções e belezas do Parque. São ainda distribuidos panfletos com informação sobre os preços de alojamentos, entradas, game drives, transferes, etc.

O início da época turística no Parque está marcado, como habitulamente todos os anos, para 15 de Abril próximo. Entretanto, o director de vendas do mesmo, Hendrik Pott, iniciou já as acções de divulgação a nível nacional com a realização da primeira "mostra" em Maputo, nos dias 7 e 8 do corrente mês.

O certame decorreu no Café Sol, situado no moderno bairro da Sommesrchiel II e nele tive o prazer de participar a convite do seu promotor. Foram dois dias aliciantes a colaborar na divulgação do famoso Parque da Gorongosa!

E porque foram muitas as pessoas interessadas em conhecer a sua história, o prazer que senti foi redobrado por poder satisfazer a sua curiosidade.

O ponto alto desta "mostra" decorreu na tarde de domingo, já com a presença do Engº Bernardo Jofrisse, membro do Comité de supervisão do projecto de restauração do Parque, quando foram sorteados três alojamentos no Chitengo entre os presentes no certame.

Foi particularmente consolador verificar o grande interesse que esta "mostra" despertou em muitos casais jovens da capital, que ali compareceram e manifestaram o desejo de conhecer aquele que em tempos (décadas de 50, 60 e 70) foi considerado o mais belo santuário de fauna bravia em África e também a sala de visitas de Moçambique, agora já no bom caminho para a sua integral recuperação!

Foi um enorme prazer voltar a colaborar directamente com o Parque, um dos locais de trabalho de eleição durante a minha carreira de fiscal de caça. Por isso, estou muito grato ao querido amigo Hendrik - o gentleman do Chitengo -, que segue as peugadas de seu saudoso pai, o velho Hendrik Pott, que conheci nos velhos tempos de Inhambane e muito admirei pela sua exemplar acção como conservador e estudioso da fauna bravia, chegando a criar uma reserva de caça na região de Panda onde domesticou alguns animais para locomoção de alfaias agrícolas e carroças, nomeadamente búfalos, elandes e zebras.

Força Gorongosa!



REPORTAGEM FOTOGRÁFICA



O modelar café Sol, no bairro da Sommershield II,
onde a "mostra" se realizou

Hendrik e Celestino, preparando os panfletos para distribuição

Preparando o material audio-visual

Uma pose junto do monitor quando passava um dos filmes em que participou o presidente da Fundação Carr - Greg Carr

No exterior do café após a colocação dos cartazes e fotos
O Hendrik anuncia o primeiro vencedor do sorteio de três estadias no Chitengo


Uma foto com o primeiro casal vencedor do sorteio

Com o Engº Bernardo Jofrisse, membro do Comité de Supervisão do Projecto de Restauração do Parque

A simpática chefe do staff do café Sol, que deu excelente colaboração na realização da "mostra"

Vários amigos compareceram na "mostra". Aqui com o mano Ilídio!


Com o Victor Hugo, um beirense de gema!

O João Leão, um xai-xaiense dos sete costados, cujo avô, o Manuel Mendes, foi o primeiro comerciante branco a radicar-se no Xai-Xai, em 1892!



Saudações amigas, aqui da Beira do Índico


Maputo, Março de 2009


Celestino Gonçalves



NOTA FINAL: Por razões óbvias, não foram tiradas fotografias do aglomerado de assistentes ao certame, frequentadores habituais do Café Sol e outros, que ali acorreram para se inteirar da evolução do processo de restauração do Parque!

2 comments:

Manuel Palhares said...

Caro Celestino,

Adorei!
É admirável o entusiasmo que pões em tudo o que fazes e energia não te falta. Parabéns!
Gostei de ver o Victor Hugo. Um abraço para ele e outro para ti do,

MPalhares

carlosschmidt said...

Pois é...13 não é azar, antes pelo contrário...foi o numero da sorte para publicitar Gorongoza, esse "oasis" maravilhoso que alguem um dia resolveu colocar mãos à obra e renascer das cinzas para onde tinha mergulhado...bem haja, por tudo...e grato por esta partilha meu "velho".
Um grande abraço
Carlos Schmidt