16 December 2009

64 - BODAS DE PRATA DA ACRENARMO




BODAS DE PRATA

DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DOS NATURAIS E EX-RESIDENTES DE MOÇAMBIQUE – ACRENARMO



Realizou-se no passado dia 12, em Leiria, um almoço convívio de naturais e ex-residentes de Moçambique, para comemorar o 25º aniversário desta associação, cuja sede é nesta mesma cidade.

O evento reuniu mais de três centenas de pessoas idas de todos os pontos do país e teve também a presença de alguns convidados entre eles o presidente da direcção da Casa de Moçambique e Embaixador da Paz em Lisboa, Dr. Enoque João.


Os participantes iam chegando! O Dinis Marques (esquerda) sempre activo na colheita de imagens! Ao centro o “velho” Romão Félix, muito acarinhado neste e noutros encontros do género! Paulo Batista (de costas), vai dando orientações!

Durante os aperitivos na esplanada do complexo da Quinta dos Lagos


Boa disposição até nas crianças que provavelmente já ouviram muitas histórias de Moçambique!

Lurdes, Zé Reinaldo e Dinis nos aperitivos

O povo dirige-se ao salão de festas!

Outro aspecto da entrada para o salão

O almoço ia começar!

Tive a oportunidade de estar entre os participantes, com a Xinavanense que me atura há mais de meio século e ambos tivemos a oportunidade (diria mesmo felicidade) de rever alguns amigos e conhecer pessoalmente dezenas de outros que ao longo dos últimos nove anos entraram virtualmente pela nossa casa adentro graças ao abençoado sistema que dá pelos nomes de e_Mails e Blogues!

Com a Xinavanense (Lurdes) que me atura há mais de meio século!

Houve emoção a rodos nos momentos passados com essas pessoas e com elas recordamos coisas agradáveis das nossas vivências em Moçambique. Os outros participantes no encontro viveram idênticos momentos!

Com a querida amiga e antiga companheira de trabalho Ana Maria Fraga (Nika)!
(foto do amigo Dinis)

Diálogo muito animado entre Lurdes/Drª Sara

Com a Drª Sara Mulinde e Dinis Marques (dono da foto)

Com a Helena Raposo, (Raposinha), sobrinha de um saudoso amigo da Beira – Alberto Novaes de Sousa Araújo - grande caçador e pioneiro do turismo cinegético em Moçambique!

Curiosamente, na nossa mesa, sentaram-se três casais que nunca antes tiveram qualquer contacto conosco aqui em Portugal. Ao fim de alguns minutos de conversa falamos de algumas passagens das nossas vidas em Moçambique que muito nos aproximaram. Ou porque fomos colegas de trabalho; ou porque vivemos nos mesmos locais do interior; ou porque tivemos amigos comuns, etc., etc.

O inseparável Zé Reinaldo na nossa mesa!

Outros companheiros de mesa

Outro pormenor da nossa mesa

Mais um pormenor da nossa mesa quando a Nika nos foi visitar!

Momentos especiais foram decorrendo ao longo da tarde e parte da noite deste encontro. Todos mereceram especial atenção, mas um deles sensibilizou particularmente os presentes quando através da instalação sonora do salão anunciaram que um dos convivas, o Snr. António Costa, comemorava nesse dia os seus 100 anos de vida! Cantou-se o “Parabéns a Você” com grande entusiasmo e o simpático aniversariante centenário sentiu bem o calor humano e o carinho de todos os presentes!

O centenário aniversariante – António Costa – bem rodeado de amigos e da filha Cremilde (parcialmente encoberta à direita)!

Intercalados por pausas aproveitadas pelos presentes para trocar impressões entre si, andando de mesa em mesa, foram surgindo os outros momentos, primeiro a cerimónia de atribuição por parte da direcção da ACRENARMO de diplomas de honra a alguns sócios fundadores ali presentes.

As pessoas visitam-se umas às outras durante as pausas do prolongado almoço!

Chamada ao palco dos sócios fundadores homenageados

Momento em que um dos homenageados recebia o diploma de honra de sócio fundador da ACRENARMO

Outro dos homenageados saindo do palco

Depois, o ponto alto do convívio, que foi a intervenção do artista Romão Felix, o célebre “Parafuso” que se tornou uma figura incontornável na arte de imitar alguns moçambicanos que tinham uma forma muito característica de se expressar em português. Apesar da sua rápida passagem pelo palco, onde apresentou apenas dois números do seu vasto reportório, a assistência dispensou-lhe uma grande ovação!


Romão Felix em actuação!

Os convivas assistem com entusiasmo à actuação de Romão Felix!

A seguir o presidente da ACRENARMO, apresentou os moçambicanos Dr. Enoque João e Drª Sara Mulinde, que encantaram os convivas tanto pela forma descontraída própria dos nossos irmãos da beira do Índico, como pelas mensagens fraternas e encorajadoras que transmitiram nos seus breves discursos e que deixaram os mais cépticos esclarecidos de que existe um Moçambique novo, aberto a todos os irmãos portugueses para ali se deslocarem, fixarem de novo e até obterem a nacionalidade moçambicana quando reúnam as condições para tal, como por exemplo os que lá nasceram.

As palavras finais do Dr. Enoque João foram dirigidas ao artista Romão Félix, elogiando-o e encorajando-o a continuar a encantar as pessoas com as sua arte de bem recordar Moçambique e a sua boa gente!

O anfitrião do convívio – Paulo Batista – quando apresentava os convidados moçambicanos e solicitava a sua presença no palco!

O Dr. Enoque João quando discursava!

A Drª Sara Mulinde encantou os presentes com a sua alegria e descontracção!

Troco impressões com o Dr. Enoque João, após o seu discurso!
(foto do amigo Dinis)

Outro momento que merece ser aqui referido e louvado, foi a oferta de um quadro do artista leiriense, Dinis de Oliveira Marques, que foi sorteado em benefício da ACRENARMO.
Aproveito para agradecer a este bom amigo a sua colaboração na cobertura fotográfica e fornecimento de dados que ajudaram a compor esta modesta reportagem.


O quadro oferecido à ACRENARMO por Dinis Marques

O Amigo Dinis – uma vida com muito para contar!

Aproveitado a feliz oportunidade de estar reunido um tão elevado número de pessoas naturais e ex-residentes de Moçambique, tomei a iniciativa de apresentar no convívio uma pequena mostra do Parque Nacional da Gorongosa, sob o tema “RECORDAR MOÇAMBIQUE – RECORDAR GORONGOSA”. Utilizei para tal o material (cartazes e panfletos), que vou trazendo de Moçambique nas minhas regulares visitas à família que lá vive, bem como cópias de documentos informativos extraídas do site do Parque,
http://www.gorongosa.net/.
Pela curiosidade que o mesmo despertou, julgo que atingi os meus objectivos que eram a divulgação deste maravilhoso santuário da vida bravia, outrora “sala de visitas de Moçambique” e considerado o melhor e mais bonito de África, que felizmente está em franca recuperação graças à correcta política conservacionista do governo do país, à generosidade do filantropo americano Greg Carr e à excelente equipa que ali trabalha da qual faz parte o nosso compatriota Vasco Galante.
Dispensa legenda!

No início do convívio a Mostra esteve exposta na esplanada onde despertou o interesse das pessoas!

Junto da Mostra (agora no interior do pavilhão), com os irmãos moçambicanos!

A Drª Sara Mulinde transmitindo-me as suas impressões!

Está de parabéns a direcção da ACRENARMO, presidida pelo simpático Paulo Batista, pela excelente organização deste evento que foi divulgado atempadamente no seu Blogue http://acrenarmo.blogspot.com/.
Com efeito, quero salientar a acertada escolha do local do convívio, a bela Quinta dos Lagos, no Vale do Horto, um dos melhores complexos para festas do género da região de Leiria e, também, pelo excelente serviço hoteleiro ali servido, não faltando a música africana ao vivo executada por profissionais moçambicanos radicados em Portugal!

Julgando interpretar o sentimento de todos os presentes, quero deixar aqui um OBRIGADO ao Paulo e seus colaboradores directos, Teresa Malaquias (sua Esposa), Helena Sapinho, Rodrigo Paz, José Carvalheira, Graça Sapinho, Ilídio Pereira e Ducílio Sapinho, que pelo seu esforço e dedicação nos permitiram este agradável encontro comemorativo do 25º aniversário da ACRENARMO!


Aspecto da esplanada do complexo Quinta dos Lagos no momento em que iniciava o convívio

Alguns recantos do salão estavam decorados com as bonitas capulanas de Moçambique!

Melhor que as palavras, as fotos dão uma boa ideia deste memorável encontro!

Amor (Leiria), 14 de Dezembro de 2006

Celestino Gonçalves

VÍDEOS DO AMIGO DINIS
Três dias depois desta postagem, o nosso amigo Dinis Marques divulgou os vídeos que efectuou no dia do convívio. Vale a pena ver pois dão uma imagem mais abrangente e mais viva do evento!
Parabéns Dinis e obrigado pelas palavras amigas que lá deixaste a meu respeito!
Aqui ficam os respectivos Links:

4 comments:

DINIS MARQUES said...

muito bem esta reportagem, todas as descrições, todos os pormenores, todas as referências. Parabéns Celestino...ah e obrigado por incluir os links dos meus videos sobre o mesmo assunto. DINIS

Michele said...

Adorei ver as fotos e sentir, de alguma forma, a energia que esses encontros sempre emanam. Coisa linda!!!!!! Que haja sempre muito ânimo para que continuem a organizar esses eventos que mexem com muitos corações.
Um forte, grande e carinhoso abraço de uma amiga que gostaria de estar também presente, mas que ainda não foi desta vez. Um dia será. :-)*
Michele

ZE CARLOS said...

Ola Tio Celestino:
ja tinha saudades destas reportagens, desta vez sobre um tema que me deixa sempre a pensar no que poderia acontecer, se este capital humano fosse aproveitado e utilizado como um recurso para a consolidacao da historia de Mocambique, atraves das vivencias e experiencias destes participantes; o meu amigo Enoque continua a ser um verdadeiro Embaixador, fazendo a ponte entre Portugal e Mocambique e lamento que muitas vezes nao seja bem compreendido por algumas pessoas menos flexiveis e tolerantes;
aqui regressarei em breve, logo que tenhamos mais capitulos;
um bom ano, muita saude e forca para continuar a dar-nos este privilegio;
um grande abraco
Ze Carlos

Celestino Ferreira Gonçalves said...

Caros Amigos,
Dinis, Michele e Zé Carlos!
O meu Obrigado pelos simpáticos comentários que aqui deixaram!
Fiquem certos que a ACRENARMO está no bom caminho para nos proporcionar novos encontros e outros eventos que muito irão contibuir para uma cada vez maior aproximação dos dois países irmãos!
O meu abraço e votos de que
tenham um BOM ANO!
Celestino