11 September 2010

84 - GORONGOSA NO FESTIVAL ART&TUR EM BARCELOS

Filme sobre Gorongosa favorito no Festival ART&TUR 26.09.10 - Barcelos (Portugal)

Conforme comunicado de imprensa dos organizadores do Festival Internacional de Cinema ART&TUR, o filme "Africa's Lost Eden", uma produção da National Geographic que ilustra o esforço que está a ser desenvolvido para restaurar o Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique, é um dos grandes candidatos ao Grande Prémio do Festival, cuja cerimónia de entrega decorrerá no dia 26 de Setembro de 2010.

COMUNICADO DE IMPRENSA

Festival ART&TUR celebra o Centenário da República e o Ano Internacional da Biodiversidade

A 3ª edição do Festival ART&TUR terá lugar em Barcelos, de 23 a 26 de Setembro, e as inscrições estão abertas ao público através do site do Festival: http://www.tourfilm-festival.com/.

No Ano Internacional da Biodiversidade, o programa do festival aposta na sensibilização do público para esta importante temática, dando especial ênfase à protecção de áreas sensível do planeta, como o Parque Nacional da Gorongosa (Moçambique) e a Amazónia. Sendo o filme "Africa’s Lost Eden", sobre o Parque Nacional da Gorongosa, um dos principais candidatos ao Grande Prémio do Festival, nada melhor do que a presença confirmada de Greg Carr, o filantropo norte-americano que tomou a ser cargo a recuperação de um parque criado pelos portugueses em 1960, mas que foi devastado pela guerra civil.
Greg Carr vem ao ART&TUR acompanhado por Vasco Galante, Director de Comunicação do Parque da Gorongosa, pelo Embaixador de Moçambique e pelo director da National Geographic, entidade que produziu o filme, e que muito tem feito em prol do conhecimento e da preservação das espécies.

Também relacionado com o Ano Internacional da Biodiversidade, será a participação do município de Barcelos da Amazónia na qualidade de “destino convidado” ART&TUR 2010. O público poderá assim conhecer o município brasileiros homónimo, situado em pleno “pulmão do Planeta”, que tem a particularidade de possuir 25 mil habitantes, mas dispor de um território muito superior ao de Portugal (125 mil km2). Paralelamente, o ART&TUR 2010 presta também um tributo ao Centenário da República, ao integrar na programação a exposição “Cem Anos de Presidência”. Trata-se de uma colecção de bustos de todos os presidentes da República Portuguesa ao longo de um século – projecto da autoria do escultor e caricaturista barcelense Joaquim Esteves, e um contributo original de Barcelos e do Festival ART&TUR para as comemorações nacionais do Centenário da República. Esta exposição ficará patente na Galeria de Arte de Barcelos, a partir do dia 26 de Setembro.

Francisco Dias (director) tel: 968054342 ; ftpdias@gmail.com;

tourfilmportugal@gmail.com Sónia Sá (Gabinete de Imprensa da CM de Barcelos)tel: 913500212 ; soniasa.apr@cm-barcelos.pt


NOTA FINAL:
O presente comunicado foi-nos enviado pelo director de comunicação do Parque Nacional da Gorongosa, Dr. Vasco Galante.


Saudações amigas!

Celestino Gonçalves


No comments: