02 March 2011

91 - GORONGOSA NA BTL 2011

CONVÍVIO DE AMIGOS DO PNG NO DIA DE ENCERRAMENTO 
DA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA




A propósito da representação do Parque Nacional da Gorongosa na importante Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu na FIL de 23 a 27 de Fevereiro último, um grupo restrito de amigos e ex-colegas do mesmo Parque reuniu-se num almoço-convívio num dos restaurantes do Shoping Vasco da Gama, a dois passos dos pavilhões onde tal certame teve lugar. 

Este encontro, onde também participou o director de comunicação e turismo do referido Parque, Dr. Vasco Galante, decorreu em franca alegria e camaradagem, proporcionando  momentos muito agradáveis  porque  ali se recordaram  os tempos e momentos inesquecíveis  que a maioria dos presentes passou no famoso santuário da vida bravia de Moçambique.

No final do almoço o grupo visitou o   pavilhão de Moçambique onde a Gorongosa esteve  integrada com a sua mostra de cartazes, fotografias e panfletos.  Mais uma vez o PNG foi o sector do pavilhão mais solicitado pelos visitantes da BTL.

Do almoço-convívio e da visita ao pavilhão, registamos alguns desses agradáveis momentos nas fotografias  que podem ser vistas no Álbum que se segue:



Concentração para o almoço

Já na sala o Vasco mostra as novidades do Parque

 Rita e Mizé trocam segredos

 O Vasco sempre ocupado com as novidades registadas no PC

Conversa animada conduzida pelo Zé Canelas 

O canto do fundo escuta com atenção


Já na BTL - Luís Fernandes, Celestino Gonçalves,
André Couto e Luís Pedro Sá Mello

Saudações amigas!
2 de Março de 2011
Celestino Gonçalves

NOTA POSTERIOR

Com a concordância do seu autor, o nosso companheiro do convívio de  27 de Fevereiro último, José Canelas de Sousa, que foi o último director da SAFRIQUE (Sociedade de Safaris de Moçambique) durante a década de 70, transcrevemos a carta que a propósito do mesmo convívio enviou a Adelino Serras Pires, conhecido industrial de safaris e autor do Livro "Ventos de Destruição" : 


Bom dia Adelino,

Reenvio-lhe o mail do amigo Celestino, que para além de ter organizado tudo, está a preparar um album alargado da reunião que tivemos.
É natural que o Adelino não conheça algumas das pessoas, nomeadamente as senhoras, pois os anos passam e conviviamos mais com os cavalheiros.
O almoço foi simples, mais á base do celebre bife com batatas fritas no restaurante Lusitania ( tipo Portugália ) , na Expo,  mas o convívio foi excelente.
O amigo Celestino é um óptimo contador de histórias e conheceu bastante bem a “ familia SAFRIQUE “, caçadores, clientes , etc , pelo que recordámos momentos vividos e amigos comuns.
É sempre com nostalgia que “regresso ao passado “ e lamento que a “independencia “ não tivesse sido feita de forma diferente, sem tantos traumas, sem tanta destruição de património , sem tantas separações e percas irreparáveis ...
 Mas tenho de reconhecer que fomos uns privilegiados. Vivemos uma vida única, tivemos o previlégio de viver África convivendo de perto com o fantástico, quase mágico, mundo da fauna bravia, que só poucos conheceram. Muito poucos .
E convivemos com pessoas unicas que nos visitavam para partilharem comnosco esses momentos. E vivemos felizes os melhores anos das nossas vidas, pois estávamos a fazer aquilo de que gostávamos .

A nostalgia vem quando olho para trás e constacto que FOMOS OBRIGADOS  a deixar toda essa vida que adorávamos e reconhecer que a Africa que vivemos jamais voltará a existir como a conhecemos.

Várias pessoas me perguntaram se tinha voltado a visitar Moçambique, ou quando pensaria faze-lo. Tive várias oportunidades de voltar, mas preferi não o fazer. Assim, continuo a reter na minha memória todo um filme de vivências , de momentos , de amigos e lugares que sei já não iria encontrar. E assim segui o conselho de alguém que disse : Nunca voltes ao lugar onde foste feliz !

Tenho as recordações e ainda alguns amigos. Por isso é importante fazermos estas reuniões, convivermos e pensarmos que seria bom, com a participação de todos, unirmos as nossas recordações e memórias, para deixarmos um registo de toda essa fantástica geração que ajudou a colocar Moçambique como um dos melhores lugares do mundo para fazer Safaris, bem organizados e com a calorosa recepção que só nós portugueses sabemos dar.

Fica o desafio . Colaborarei modestamente no que puder .

Um abraço amigo

Zé Canelas


 Saudações Amigas!
5 de Março de 2011
Celestino Gonçalves

3 comments:

Fernando Gil said...

Com pen minha não me foi possível aparecer. Um abraço a todos.
Fernando Gil

DINIS MARQUES said...

sempre a bombar por Moçambique, pela Gorongoza, parabéns Ti Celestino por nos ir dando conta destes encontros.
Dinis

Sara said...

Prezado Sig. Gonçalves,sou uma estudante italiana e estou a procura de informaçoes sobre a historia dos parques e das coutadas de Moçambique,para o meu trabalho de Doutoramento. Peço desculpa se estou a escrever nessa pagina mas queria entrar em contacto com o Senhor! O meu contacto è copenhagen@hotmail.it.
Obrigada
Sara