24 July 2011

99 - GORONGOSA - ARTIGO DE MIA COUTO




A Natureza Não Tem Pequenos

A revista "M de Moçambique" dedicada ao Turismo, Cultura, Sociedade e Desporto (com artigos em Português e Inglês) publicou um interessante artigo sobre a Gorongosa escrito por Mia Couto, o conhecido biólogo e escritor Moçambicano.

O artigo intitula-se "A Natureza Não Tem Pequenos" e começa assim:
"A procura dos Cinco Grandes Mamíferos é o grande chamariz para os turistas que visitam os parques naturais de África. As áreas de conservação que não incluam estas cinco espécies estão em desvantagem clara como foco de atracção. É pena que se mantenha esta hegemonia dos chamados "Big Five". Na realidade este critério deixa de fora, injustamentem alguns dos encontros mais gratificantes com o mundo natural. A verdade é esta: também neste contacto com a natureza o tamanho não é documento."

Para aceder ao artigo clique na imagem abaixo.


NOTA À MARGEM:
Não é a primeira vez que o consagrado escritor Mia Couto escreve sobre a Gorongosa realçando as suas belezas naturais e a sua riqueza faunística. Este é mais um artigo que revela a grande paixão que o biólogo e escritor tem pela Natureza e particularmente pelo maravilhoso santuário da vida bravia de Moçambique!

Saudações amigas!
Julho de 2011
Celestino Gonçalves

No comments: