28 August 2011

101 - ESCOLAS DA GORONGOSA RECEBEM LIVROS DE PORTUGAL






Escolas à volta do PNG recebem doação do Ministério de Educação de Portugal

No âmbito da restauração do Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e da responsabilidade social do Projecto de Restauração da Gorongosa para a melhoria do nível de vida das comunidades à sua volta, o PNG, em parceria com o Ministério de Educação de Portugal, iniciou em Junho último a distribuição de diversos materiais escolares em algumas escolas com o objectivo de incentivar maior gosto na mediação e aprendizagem dos mais variados conteúdos curriculares.

O Ministério de Educação de Portugal doou 18 caixas com um total de 1152 livros diversos, dicionários, enciclopédias e variados materiais de consulta com conteúdos que cobrem desde o ensino primário até ao universitário, bem como as estantes para uma biblioteca. Com a diversificação de materiais espera-se que tanto os alunos como os professores tenham a opção de escolher os diferentes temas no decurso do processo de ensino/aprendizagem.

Exemplo dos livros oferecidos pelo Ministério da Educação de Portugal

Apesar de uma parte dos livros ir directamente para uma biblioteca pública como no caso da biblioteca da vila de Muanza, a maior parte das caixas de livros foram distribuídas nas escolas e irão fazer parte de bibliotecas móveis de sala, dado que muitas dessas escolas beneficiárias não possuem ainda uma biblioteca escolar. A identificação das escolas beneficiárias foi feita em conjunto entre  os respectivos serviços distritais de educação, juventude e tecnologia e o PNG, tendo para o Parque sido critério dominante o facto de serem escolas situadas em comunidades da sua zona tampão. O PNG depois de efectuar o desembaraço alfandegário no Porto de Maputo desta oferta do Ministério da Educação de Portugal, assumiu o transporte desde a capital do País bem como a logística material na distribuição dos livros às escolas beneficiárias e através do seu Centro de Educação Comunitária (CEC), comparticipou ainda com centenas de cadernos e lápis.
Parte de livros e estantes doados na biblioteca pública do Distrito de Muanza

Para além da biblioteca pública de Muanza, cinco escolas do Distrito da Gorongosa e outras duas escolas do Distrito de Nhamatanda receberam a sua quota-parte  dos livros.Passos dados na distribuição dos livros doados pelo Ministério de Educação de Portugal a algumas escolas da zona tampão do PNGA primeira distribuição dos livros acima referenciados teve lugar na Escola Primária 
Completa de Mbulaua, Distrito da Gorongosa, situada a 29 km da Vila da Gorongosa e a 49 km do Acampamento de Chitengo. 
Alunos da Escola Primária Completa de Mbulaua, na Gorongosa, exibindo os cadernos doados pelo PNG

Aproveitando a ocasião do Dia Internacional da Criança, uma equipa do PNG procedeu a entrega de um lote de livros destinados à escola em epígrafe.
A alegria pelos novos livros é bem patente

Estiveram presentes no acto muitos membros do governo do Distrito da Gorongosa, entre eles Simões Zalembessa, Administrador do Distrito da Gorongosa, Jacinta de Santiago, Directora dos Serviços Distritais de Educação (SDEJT) da Gorongosa, Quembro Raposa, Primeiro Secretário do Partido Frelimo, entre outros convidados. A entrega foi feita em plenária no comício presidido pelo Administrador e membros do governo da Gorongosa na ocasião do Dia da Criança.
Simões Zalembessa, Administrador do Distrito da Gorongosa, falando sobre os livros em Mbulaua
 Os livros foram recebidos com muito clamor pelos alunos, professores, direcção da escola, pais e encarregados de educação que estiveram presentes no dia.O Administrador da Gorongosa aproveitou a ocasião para agradecer ao doador (Ministério de Educação de Portugal) pelo bom gesto e ao PNG por ter dispensado  recursos humanos e materiais que facilitaram a entrega da doação à Escola de Mbulaua.
Parte da audiência do Dia da Criança em Mbulaua durante o discurso do Administrador da Gorongosa

No dia 02 de Junho entregou-se parte dos livros e quatro estantes à Biblioteca Pública de Muanza, localidade que dista cerca de 270 km do Acampamento de Chitengo. Presenciaram este acto o Administrador de Muanza, a Directora dos Serviços Distritais de Educação de Muanza, o Primeiro Secretário de Muanza e o Chefe da 
Juventude e Desporto de Muanza.
Directora dos SDEJT (à esq.) e responsável da Biblioteca Pública de Muanza (à dir.)

No distrito de Muanza, a entrega dos livros foi vista como um grande suporte não apenas para a comunidade escolar local, mas também para os estudantes do núcleo de Ensino à Distancia da Universidade Católica de Moçambique que já funciona a partir da sede do Distrito de Muanza. Os estudantes têm agora mais recursos para diversificar os seus conhecimentos.Segundo a Directora dos SDEJT de Muanza, “agradecemos o apoio prestado pelo Parque Nacional de Gorongosa pela atenção e contributo indispensáveis que nos é dada e em especial agradecemos o Ministério de Educação de Portugal pelos livros doados. A disponibilidade de todos este material constitui uma motivação para a comunidade estudantil de Muanza.”Quanto ao critério de uso dos livros em Muanza vale salientar que a Biblioteca Pública de Muanza já vem funcionando com uma responsável. A esta responsável se incumbiu a missão de também velar pelos novos materiais oferecidos. Na mesma ocasião, aproveitou-se para montar as estantes e os livros foram colocados nos seus devidos lugares.Nos dias 12 e 13 de Julho fez-se a entrega dos livros a duas escolas do distrito de Nhamatanda, nomeadamente as Escolas Primárias Completas de Nhampoca (situada a cerca de 175 km do Acampamento de Chitengo) e de Mecombedzi (situada a 145 km). No dia 12 de Julho primeiro passou-se pelos SDEJT de Nhamatanda (localidade que dista 105 km do Acampamento de Chitengo) a fim de se apresentar o programa, seus objectivos e procedimentos à direção dos SDEJT.Estiveram presentes o Director dos SDEJT de Nhamatanda, o Chefe da Repartição do Ensino Geral e alguns elementos da mesma Instituição. À direcção presente se esclareceu o programa e suas partes.
Contagem de livros nos SDEJT em Nhamatanda

O Director dos  SDEJT, que na circunstância substituía o Administrador do Distrito, assinou a guia de entrega. E porque as condições do terreno não permitiam a que o carro chegasse à Escola de Nhampoca, o mesmo Director dos SDEJT, muito simpaticamente, se encarregou de fazer chegar os livros à escola visada assim que a estrada fosse transitável. Muito satisfeito, em nome do Distrito de Nhamantada, o Director dos SDEJT agradeceu o gesto do Ministério de Educação de Portugal que, em parceria com o PNG, doou o material que definiu como de "extrema importância para alargar os conhecimentos de toda a comunidade escolar".Os livros irão proporcionar o desenvolvimento cultural e fortalecer os laços sócio-afectivos entre as criancas Moçambicanas”, rematou o Diretor dos SDEJT de Nhamatanda.Depois dos trabalhos feitos na direcção dos SDEJT de Nhamatanda, partiu-se para a Escola Primária Completa de Mecombedzi. Apesar da picada que leva a esta escola exigir alguma destreza na condução devido a fortes declives conseguiu-se chegar sem sobressaltos. Procedeu-se à entrega dos livros ao Director-Adjunto Pedagógico que na altura estava presente.
Livros acabados de chegar na Escola Primária Completa de Mecombedzi

Nos dias 09 e 10 de Agosto fez se a última etapa de entrega de livros a quatro outras escolas do distrito da Gorongosa. Depois de devidamente coordenada a entrega com os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, em plena Vila da Gorongosa (situada a 60 km do Acampamento de Chitengo), em primeiro lugar arrancou-se para Canda (cerca de 24,5 km da Vila de Gorongosa) para a Escola Primária Completa 25 de Setembro.
Contagem de livros na Escola Primária Completa 25 de Setembro, em Canda

Em seguida voltou-se à Vila da Gorongosa para a Escola Primária Completa 1º de Maio.
Contagem de livros na Escola Primária Completa 1º de Maio, na Vila da Gorongosa

Prosseguiu-se com a entrega de livros, desta vez na Escola Primária Completa de Nhamissongora-Aldeia (a 10 km da Vila).
Contagem de livros na Escola Primária Completa de Nhamissongora-Aldeia, Gorongosa

Por último, de Nhamissongora partiu-se para a Escola Primária do 1º Grau de Mazimachena (situada a 18 km da Vila).
Contagem de livros na Escola Primária do 1º Grau de Mazimachena, Gorongosa
Em suma, em todas as escolas acima referenciadas foram entregues os livros e com as suas respectivas assinaturas através de guia de entrega e os seus procedimentos. Todos os Directores dos SDEJT dos três distritos (Muanza, Nhamatanda e Gorongosa) agradeceram ao Ministério de Educação de Portugal pelas ofertas e ao PNG pela dedicação e empenho em proceder às entregas das ofertas.Domingos Muala (Departamento de Comunicação do PNG)Sandra Giroth (Departamento de Relações Comunitárias do PNG)


NOTA À MARGEM
Congratulamo-nos com esta notícia que nos foi enviada, como habitualmente, pelo Dr. Vasco Galante, director de comunicação e turismo do Parque Nacional da Gorongosa, a quem agradecemos.

Saudações amigas!
Agosto de 2011
Celestino Gonçalves





2 comments:

Ingris said...

como faço para doar os livros??

A. said...

Senhor Gonçalves,
Descobri,"surfando" na internet, o seu blog e algumas belas fotografias.
Gostaria de obter sua autorização para usar algumas num blog que, também eu, estoua produzir.
Tenho acerteza de que se lembrará de mim mas preferia não lhe "desvendar" aqui, na caixa de comentários, a minha identidade.
Será possível fornecer-me um endereço electrónico mais discreto?