07 June 2015

155 - GRANDE REPORTAGEM SOBRE A SITUAÇÃO CAÓTICA DA FAUNA EM MOÇAMBIQUE






"GOLPE" NO TURISMO CINEGÉTICO

GRANDE REPORTAGEM DA TV ESTATAL MOÇAMBICANA REVELA O ESTADO CAÓTICO A QUE CHEGOU A GRANDE FAUNA BRAVIA DAS PROVINCIAIS DE CABO DELGADO E NIASSA, NOMEADAMENTE O ELEFANTE, QUE NOS ÚLTIMOS ANOS TEM SIDO ALVO DE ABATES INDISCRIMINADOS POR PARTE DE CAÇADORES FURTIVOS  ALTAMENTE PREPARADOS PARA ENFRENTAREM QUALQUER TIPO DE FISCALIZAÇÃO.

DÓI-NOS O CORAÇÃO PELAS BARBARIDADES QUE SÃO COMETIDAS DIARIAMENTE, QUE TUDO INDICA VÃO LEVAR OS ELEFANTES AO EXTERMÍNIO, TAL COMO JÁ ACONTECEU COM OS RINOCERONTES, MAS TAMBÉM PELA NEGLIGÊNCIA (POR VEZES ATÉ CONIVÊNCIA) DE ALGUNS AGENTES DA AUTORIDADE E FALTA DE MEIOS ADEQUADOS PARA FAZER FACE À DESENFREADA E SOFISTICADA CAÇA FURTIVA QUE NOS ÚLTIMOS ANOS FOI INTENSIFICADA EM MOÇAMBIQUE.

EIS O QUE A PROPÓSITO DESTA REPORTAGEM O NOSSO COLEGA DO NÚCLEO COORDENADOR DO GRUPO DE AMIGOS DA GORONGOSA, JOSÉ CANELAS, ESCREVEU:

"EXCELENTE Reportagem sobre o flagelo da Caça furtiva em Africa.
Este tipo de reportagem e imagens em televisão, permite divulgar muito melhor a " mensagem " deste crime que recorrentemente ao longo de décadas afecta não só Moçambique, mas grande parte do continente africano .

O facto de já existir legislação condenando, proibindo e punindo os infractores é bom . IMPORTANTE agora é por em prática essa legislação, com uma eficiente fiscalização por entidades NÃO corrompíveis . Fiscalizar em áreas tão vastas, custa muitos milhões, que só verbas do Turismo cinegético, podem de momento não chegar. Tem de haver uma grande sensibilização de todos para que cada um colabore, denunciando práticas furtivas que prejudicam todos.

O exemplo do que Greg Carr está a fazer no PNG deveria ser replicado por todo o país . Mas para isso deveriam haver investidores com um perfil filantrópico idêntico ao do Greg Carr.... Não será fácil, porque os milagres são raros ...
Felizmente há inúmeras organizações internacionais preocupadas com estes problemas de Caça furtiva e o Governo moçambicano deve estar atento a esses apoios, para bem do futuro dos riquíssimos ecossistemas que felizmente Moçambique AINDA possui ."









VER O VÍDEO AQUI


 As fotos aqui inseridas foram retiradas, com a devida vénia, da página do Facebook com o nome deste logotipo e que recomendamos pela excelência das suas intervenções na defesa da fauna bravia de Moçambique. Clicar no logo

Lisboa, 8 de Junho de 2015
Celestino Gonçalves


No comments: