03 December 2007

32 - LIVROS SOBRE FAUNA BRAVIA, CAÇA E CAÇADORES DE MOÇAMBIQUE

(Capa da encadernação do livro)

(Capa protectora)
(10)


Título


SANTUÁRIO BRAVIO


Sub-Título


MOÇAMBIQUE - GORONGOSA - SAFARIS



Autor e Editor

José Maria d'Eça de Queiroz

Ano: 1964


Distribuidora

EMPRESA NACIONAL DE PUBLICIDADE

Avenida da Liberdade, 266 - LISBOA (*)



1 - BREVE APONTAMENTO SOBRE O AUTOR



Confessando a minha ignorância devo dizer que não conhecia este escritor que ostenta o pomposo nome daquele que foi um dos mais consagrados escritores portugueses de todos os tempos! E porque nenhum dado biográfico do autor consta do livro pouco mais posso adiantar nesta apresentação.


O que apurei é que, de facto, José Maria D'Eça de Queiroz é parente (não sei em que grau) do autor do "Crime do Padre Amaro" e de tantas obras famosas da literatura portuguesa! Este facto, só por si, justifica a admiração e atenções de que o mesmo foi alvo em Moçambique, nomeadamente no Parque Nacional da Gorongosa onde permaneceu algumas semanas e nas coutadas oficias.

Conheci-o pessoalmente, em 1963, quando ele e a sua equipa (esposa Maria Tereza e o fotógrafo Ludwig Wagner) arribaram ao Parque onde eu já trabalhava como colaborador directo do respectivo administrador, Dr. Amadeu Silva e Costa.
Um ano antes já o autor havia estado na Gorongosa, onde se entusiasmou com tudo o que viu e programou uma visita mais demorada e apetrechada para observar e colher material para a obra que acabaria por publicar em 1964.


Como se tratava de personalidade credenciada ao mais alto nível do Ministério do Ultramar, em Moçambique teve as portas abertas e com estatuto VIP em todos os pontos da sua estadia. A administração do Parque Nacional da Gorongosa colocou-lhe à disposição, inclusivè, viatura com motorista e um guarda acompanhante para as suas incursões diárias ao interior e zonas periféricas onde observou a mais fabulosa fauna bravia de Moçambique e colheu o material que faz parte do capítulo principal deste livro.

2 - SOBRE O LIVRO

Trata-se de um livro-álbum, bilingue (portugês e inglês), de 351 páginas. Contém 270 fotografias, 100 das quais a cores e também alguns desenhos e vinhetas. Tem uma encadernação de excelente qualidade, com capa rígida forrada a tecido de cor beje, com título e desenho de uma impala gravados a cor de vinho. Está protegido com sobrecapa de brochura a cores com foto de um leão. Tem o formato de 0,29x0,22 e todos os exemplares foram numerados e assinados pelo autor.

Pode considerar-se uma obra de luxo.

O livro, todo ele escrito no estilo romântico que caracterizou muitos escritores que descreveram a África como local de deleite de aventureiros, caçadores, fazendeiros e exploradores, surge numa fase em que Moçambique atravessa um notável desenvolvimento no domínio do turismo ligado à fauna bravia, com destaque para o Parque Nacional da Gorongosa e coutadas de caça.

O autor aproveita essa circunstância e descreve de uma forma singular o panorama e as actividades desde sector, focalizando as narrativas nas actividades e no potencial faunístico nos locais que visitou, nomeadamente a Gorongosa e as coutadas oficiais 1 (Kanga N´Thole) e 16 (Chicualacuala).

É sem dúvida uma obra que encanta os apaixonados pela vida animal e caçadores que encontram nas excelentes narrativas e nas muitas fotografias de rara beleza um incentivo para visitarem aqueles locais maravilhosos.

Esta obra, que é das melhores que se escreveram no século passado enaltecendo o potencial turístico de Moçambique, particularmente do Parque Nacional da Gorongosa, está ainda mais valorizada pelas fotos e referências a outros locais que o autor visitou, como a capital Lourenço Marques (actual Maputo), a cidade da Beira e as ilhas de Moçambique, Santa Carolina e Bazaruto.

Das muitas descrições que enaltecem aquele que foi considerado o mais importante santuário da fauna bravia de África, escolhemos esta (Pág. 65):


"A Gorongosa é como o mar: sempre igual e sempre diferente. O mar tem mil mares.
Na Gorongosa, o tando tem mil tandos - a savana tem mil savanas."


3 - ALGUMAS FOTOS DO LIVRO


Palapalas no tando



Os leões (ex-libris do Parque)



Um elefante na pista de Chitengo



Travessia do rio Púnguè em Buè Maria e imagens do Chitengo

O autor (à esquerda) e esposa (centro)
jantando com o comandante do paquete "Moçambique"
na viagem que os levou de Lisboa até à Ilha de Moçambique, em 1963
(*) - Alguns alfarrabistas portugueses com site na Google têm à venda este livro
que ronda os € 100,00.

3 comments:

jpt said...

Poder-me-á enviar o seu email? cumprimentos

Anonymous said...

World Of Warcraft gold for cheap
wow power leveling,
wow gold,
wow gold,
wow power leveling,
wow power leveling,
world of warcraft power leveling,
wow power leveling,
cheap wow gold,
cheap wow gold,
maternity clothes,
wedding dresses,
jewelry store,
wow gold,
world of warcraft power leveling
World Of Warcraft gold,
ffxi gil,
wow account,
world of warcraft power leveling,
buy wow gold,
wow gold,
Cheap WoW Gold,
wow gold,
Cheap WoW Gold,
wow power leveling
world of warcraft gold,
wow gold,
evening gowns,
wedding gowns,
prom gowns,
bridal gowns,
oil purifier,
wedding dresses,
World Of Warcraft gold
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow power level,
wow power level,
wow power level,
wow power level,
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow po,
wow or,
wow po,
world of warcraft gold,
cheap world of warcraft gold,
warcraft gold,
world of warcraft gold,
cheap world of warcraft gold,
warcraft gold,buy cheap World Of Warcraft gold
Maple Story mesos,
MapleStory mesos,
ms mesos,
mesos,
SilkRoad Gold,
SRO Gold,
SilkRoad Online Gold,
eq2 plat,
eq2 gold,
eq2 Platinum,
EverQuest 2 Platinum,
EverQuest 2 gold,
EverQuest 2 plat,
lotro gold,
lotr gold,
Lord of the Rings online Gold,
wow powerleveling,
wow powerleveling,
wow powerleveling,
wow powerleveling,world of warcraft power leveling
ffxi gil,ffxi gil,ffxi gil,ffxi gil,final fantasy xi gil,final fantasy xi gil,final fantasy xi gil,final fantasy xi gil,world of warcraft gold,cheap world of warcraft gold,warcraft gold,world of warcraft gold,cheap world of warcraft gold,warcraft gold,guildwars gold,guildwars gold,guild wars gold,guild wars gold,lotro gold,lotro gold,lotr gold,lotr gold,maplestory mesos,maplestory mesos,maplestory mesos,maplestory mesos, maple story mesos,maple story mesos,maple story mesos,maple story mesos,
p3s6l7yn

Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Servidor, I hope you enjoy. The address is http://servidor-brasil.blogspot.com. A hug.