02 June 2008

35 - ELOS DE MOÇAMBIQUE

Acaba de ser lançado o ELOS DE MOÇAMBIQUE, um "Mega Site" que tem por finalidade congregar os sites individuais ou colectivos que tratam de assuntos de Moçambique!

Este projecto é obra de um grupo restrito de titulares de sites, que ao longo dos últimos anos adquiriram larga experiência na gestão destes espaços e concluíram que seria útil criar um mecanismo que possibilitasse as muitas pessoas (largos milhares) que diariamente navegam e participam nas já muito conhecidas comunidades moçambicanas e outros sites sobre o mesmo país a ter acesso fácil aos conteúdos dos mesmos, escolhendo com facilidade os temas do seu interesse.

Esse grupo é liderado pelo fundador do site "ARQUIVO VIVO DE MOÇAMBIQUE", José Maria Mesquitela, nascido em Moçambique e actualmente a residir no Brasil e é secundado por: João Abreu, dos sites "LM/MAPUTO" e "CULINÁRIA LUSOFONICA PORTUGUESA MOÇAMBIQUE BRASIL MACAU"; Rogério Carreira, dos sites "ROGER TUTINEGRA","ROGER TUTINEGRA JUNIOR" e "MAXIXE"; Celestino Gonçalves, dos sites "FAUNA BRAVIA I" e "FAUNA BRAVIA II"; António Lourenço (Lelo), do site "VILA PERY"; António Jorge (TóJó),dos sites "GORONGOSA", "SAFRIQUE", "REPORTAGEM" e " BIRD WATCHING"; Fernando Ferreira, do site "INHAMBANE".

O lançamento do "ELOS" foi feito através da seguinte mensagem, distribuída nos sites das comunidades ou directamente a gerentes de sites pessoais:


ELOS DE MOÇAMBIQUE !

Desde que conhecemos a Internet, a quantidade de sites relativos a Moçambique tende a crescer.
Uns sites nascem pela simples paixão a este País, outros por motivos informativos, outros ainda apenas para guardarem e ofereceram imagens e recordações de Moçambique. Existem ainda que nutrem apenas o convívio, outros divulgam as actualidades.
Há tempos que alimentamos uma União dos sites, coisa que até há poucos dias ainda era era Utopia, por razões várias.

Como bons moçambicanos e tal e qual o seu povo, temos um jeito próprio de convívio.
Finalmente começa a dissipar-se o individualismo e a tendência é a união!
Finalmente um grupo de apaixonados por Moçambique conseguiu juntar-se e consigo trouxe os seus grupos (sites) com a ideia de lançarmos um Portal de União dos sites de Moçambique.
Está criado o ELOS DE MOÇAMBIQUE !!


Este portal nasce já com 12 sites/blogs. Temos matérias, história, material substancial e em especial sites genéricos ou regionais que cobrem uma boa parte de Moçambique!


A ideia é incorporarmos cada vez mais sites, mais regiões, mais pessoas à volta deste Portal e contamos com a adesão de mais sites representativos, quer sejam individuais ou colectivos.
Outra Ideia é alavancarmos este portal com o intuito de divulgar MOÇAMBIQUE e aglomerarmos o maior número de sites, tanto de representação regional como de temas específicos.


Não se trata de uma fusão, pois evidentemente cada site tem o seu foco e carisma próprios, ideias, materiais fotográficos, jornalísticos, etc, mas sim de uma união.
Todos os grupos são bem vindos !


Una-se ao ELOS DE MOÇAMBIQUE ! Seja mais um Elo deste Moçambique que todos amamos !!!
Os benefícios de cada site podem ser muitos, a começar pelo aumento substancial de visitantes face à disseminação dos respectivos portais através do ELOS!


Qualquer informação, inclusivamente conhecer o regulamento já aprovado, basta inscrever-se no ELOS, clicando no logo laranja abaixo!
Entre em contacto com o Corpo Gerencial ! Estamos à vossa disposição.


ESTA É UMA FORMA NOVA E DINÂMICA DE TROCAR IDEIAS E EXPERIÊNCIAS, DE CONVIVER E DE FAZER NOVOS AMIGOS!


SEJA MEMBRO DO ELOS DE MOÇAMBIQUE !!

* * *

Os meus agradecimentos ao José Maria Mesquitela, ao João Abreu e ao Rogério Carreira (Roger) pelo convite que me fizeram para fazer parte da fundação do "ELOS", um projecto em que acredito e tudo farei para ajudar a desenvolver de forma a congregar o maior número possível de membros!

Estou neste projecto porque o "ELOS" se insere nos mesmos objectivos que tracei quando dei forma ao meu primeiro site, no ano 2000 e que mantenho vivos: contribuir para que se divulgue Moçambique, a sua história, as suas potencialidades, a sua cultura e, muito particularmante, a sua rica fauna bravia e a história das pessoas que neste sector estiveram envolvidas como foram os caçadores, os agentes da fiscalização, os empresários do turismo cinegético, os turistas célebres que lá caçaram e outras figuras de relevo!

Saúdo os meus parceiros e exorto todos aqueles que, tomando conhecimento da existência deste novo site, não deixem de se inscrever porque, acreditem, serão mais um ramo da grande árvore que agora foi plantada e se pretende ser grande e frondosa com as megestosas umbauas da serra da Gorongosa!

Marrabenta, 2 de Junho de 2008

Celestino Gonçalves

2 comments:

Editor - CelsoAmade said...

Parabens, Parabens, Parabens!
Esta e uma ideia desalutar. A uniao de individuos estranhos e separados por continentes, por um ideal comum. Mocambique para frente.
Passadas as preces, Muito me aprazeria que fosse aceite a minha modesta contribuicao para o portal, com os meus blogs, www.mbila.blogspot.com (Mbila Mocambique, blog dedicado a musica de Mocambique)e www.mocmagazine.blogspot.com (Mocambique Magazine, blog dedicado a noticias sobre e de interesse de Mocambique).

Saudacoes bloguistas.

Celso Amade

carlosschmidt said...

Meu caro "velho", prosas dessas...sao de encantar, continua...boa estada, boas ferias, saudacoes leoninas daqui deste lado...Carlos Schmidt