21 July 2010

81 - GORONGOSA - DECISÃO FANTÁSTICA




DECISÃO FANTÁSTICA

DO GOVERNO DE MOÇAMBIQUE



Esperei meio século por esta decisão!

Finalmente a Serra da Gorongosa foi agregada ao Parque Nacional do mesmo nome!

Fantástico!

O Governo da antiga colónia de Moçambique nunca teve a coragem de semelhante decisão não obstante as autoridades da fauna bravia terem proposto tal medida depois de um demorado estudo a cargo do notável ecologista sul africano Kenneth Tinley, nos anos de 1968/69, em que ficou demonstrado que a Serra era o pulmão chave de todo o Parque.

O Governo de Moçambique levou 35 anos para tomar esta decisão, que parecia impossível face aos constantes retrocessos nas promessas que nos últimos anos vinham sendo feitas, nomeadamente depois de 2005 quando o Parque passou a ser recuperado pelo Projecto da Fundação Carr, dirigido pelo seu presidente, o filantropo americano Greg Carr. A persistência deste apaixonado pela restauração do Parque acabaria por surtir efeitos, depois de muitas diligências junto do governo.

Sucessivas visitas de altos governantes ao PNG nos últimos anos, incluido dos Presidentes da República Joaquim Chissano e Emílio Guebuza, ajudaram a concluir o difícil processo de anexação da Serra que se arrastava por diversas razões, nomeadamente de ordem social por se tratar de uma medida que colidia com os hábitos culturais das populações residentes, habituadas a utilizar a Serra como seu celeiro, cultivando as suas encostas até níveis superiores aos admissíveis, caçando a seu belo prazer, desflorestando sem qualquer controlo o próprio planalto superior onde em total liberdade tinham as suas culturas clandestinas de suruma. Uma anarquia total que se agravou durante a guerra civil e por tão arreigada que estava não foi (nem será) fácil de combater. O corte das árvores magestosas que sustentam os solos dos planaltos e das encostas, as machambas em locais impróprios e as queimadas, conduziram já a níveis irreversíveis de uma boa parte da Serra com a consequente erosão, o assoreamento dos leitos dos rios e até a diminuição das respectivas nascentes. Nos últimos anos proliferam por todo o lado os garimpeiros de ouro, transformando os riachos em autênticas crateras e as suas águas em veneno com níveis de radioactividade altamente prejudiciais a quem a utiliza. O coração do Parque já não recebe, nos períodos de estiagem, como outrora, as águas necessárias para manter os seus ecossistemas que assim estão em avançado estado de degradação.

Todo este cenário tem colocado em perigo o futuro do Parque, restando saber se a decisão tomada de inclusão da Serra no Parque vai ser respeitada e implementadas as leis de protecção acabadas de decretar.

A notícia acabada de chegar através do director de comunicação e turismo do Parque, Dr. Vasco Galante, é motivo de regozijo para todos que amam a Natureza, sabendo-se que o Parque Nacional da Gorongosa é um local privilegiado onde a vida selvagem teve no passado a melhor representação de todo o continente africano e que agora está a atravessar um processo de restauração que promete voltar a devolver-lhe a sua magestosa fauna.

Transcrevo o essencial do Comunicado do Secretariado do Conselho de Ministros aos órgãos de informação relativamente à aprovação do Decreto-Lei que inclui a Serra no Parque:


REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
SECRETARIADO DO CONSELHO DE MINISTROS
Aos Órgãos de Informação
O Conselho de Ministros realizou, no dia 20 de Julho de 2010, a sua 25.ª
Sessão Ordinária.
Nesta Sessão, o Governo apreciou e aprovou:
− O Decreto que altera os limites do Parque Nacional da Gorongosa (PNG).
Com esta alteração, a área do Parque Nacional de Gorongoza é alargada
de 3.700 Km2 para 4.067 Km2, com uma zona tampão de cerca de 3.300
Km2, é retirada no PNG a área da Casa Banana e incluída a área da
Serra de Gorongosa acima de 700 m da curva de nível.

Estão de parabéns todos os que lutaram por esta importante e, repito, fantástica decisão, sendo de realçar que o grande mérito pertence ao primeiro homem que lançou o grito de alerta em finais da década de 60, o já referido ecologista Kenneth Tinley, grande amigo de Moçambique e actualmente a viver na Austrália. Para ele é um prémio que mesmo tardio certamente lhe traz muita alegria. Daqui lhe envio um grande abraço, com a velha amizade nascida quando ambos, jovens ainda, nos conhecemos, ele responsável da Reserva de N'Dumo (A. Sul) e eu responsável da Reserva de Elefantes do Maputo!

Kenneth Tinley - o pai do projecto de anexação da Serra (assinalado ao cento), quando participou, em 1973, numa operação de captura de Gondongas com uma equipa mista Rodésia/Moçambique a norte do PNG.

Está de parabéns Moçambique e o seu governo! Está de parabéns o Parque Nacional da Gorongosa e todos os seus trabalhadores! Está de parabéns o Comité de Supervisão dirigido pelo magnata Greg Carr e pelo moçambicano Tenente-Coronel Beca Jofrisse!


Na presença do Presidente Guebuza, Greg Carr troca com o Ministro do Turismo os instrumentos de consagração do Acordo de Gestão Conjunta do PNG, assinado no Chitengo em 2008


Tenente-Coronel Beca Jofrisse



Alguns dos membros da equipa do PNG após a cerimónia de consagração do Acordo de Gestão Conjunta, em 2008


Régulos da região do PNG que estiveram presentes na cerimónia do Acordo de Gestão

Está de parabéns o Povo da região da Gorongosa que vai beneficiar das medidas de protecção que agora passam a vigorar! Estão de parabéns as organizações e governos estrangeiros (Portugal incluido) que têm dado apoio ao PNG! Estão de parabéns os antigos colaboradores do Parque (onde me incluo) que mesmo longe continuam a interessar-se pelo seu desenvolvimento e a apoiar com a sua presença todas as manifestações promovidas neste país em prol da sua divulgação!

Para melhor compreensão da euforia (e alegria) com que divulgo esta notícia, vale a pena deixar aqui alguns trechos de crónicas e artigos relacionados com a Serra da Gorongosa, rebuscados no site oficial do Parque e dos meus arquivos. Foram escritos por técnicos e cientistas que nos últimos anos têm colaborado no desenvolvimento do Parque e são parte de muitas outras demonstrações que ajudaram a sensibilizar o governo moçambicano!

Saudações amigas!

Amor-Leiria, 21 de Julho de 2010

Celestino Gonçalves




Serra da Gorongosa


Uma parte da Serra vista do pico mais alto - o Gogogo, com 1862 metros

Grande parte do desenvolvimento do ecoturismo centra-se na Serra da Gorongosa – uma fonte vital de água para o parque e habitat natural para muitas espécies raras de aves e plantas. A floresta abriga uma diversidade incrível de animais e plantas, incluindo espécies raras de aves, como o Papa-figos-de-cabeça-verde e a Felosa-real.


Técnicos do PNG no Monte Gogogo

Contudo, as queimadas agrícolas e a produção de carvão estão a criar manchas de terreno árido ao longo da paisagem da serra. Os 2000 habitantes da serra estão a lutar para encontrar alimentos, emprego e locais para viver. As comunidades locais vendem o carvão e os excedentes agrícolas nos mercados locais para gerar receitas, mas as queimadas estão a devastar a Serra da Gorongosa. A floresta que ficou em tempos longe da presença do homem pode desaparecer em 2011.


As cascatas do rio Murombodzi, uma das maravilhas da Serra!


Ecossistema da Serra da Gorongosa

A Serra da Gorongosa é um ecossistema especial e vale a pena lutar para salvá-lo. As suas florestas albergam uma grande diversidade de plantas e animais, os seus rios mantêm o ecossistema do Parque em baixo e os recursos da serra são vitais para a subsistência de muitas populações locais.

Planalto interior da Serra. Ao fundo o pico Gogogo, o ponto mais alto do grande maciço rochoso que tem mais de 40 Km de extensão.

Subir ao cume da mística Serra da Gorongosa é como abrir o portal para um mundo secreto. O aventureiro é acolhido por florestas húmidas, exuberantes e verdejantes, e por quedas de água de extrema beleza. Com vários picos que chegam aos 1.800 metros acima do nível da água do mar, o sistema da Serra da Gorongosa é de pura beleza, mais ainda por ser um local recôndito. Registaram-se na Serra centenas de espécies de pássaros e plantas, algumas das quais não se encontram em mais lado nenhum no planeta.



Projecto de Restauração

A reabilitação do Parque Nacional da Gorongosa, no centro de Moçambique, representa uma das grandes oportunidades de conservação no mundo de hoje. A Gorongosa é uma região com grande diversidade de espécies e características ecológicas únicas. A chave para assegurar a continuidade da diversidade de espécies no planeta é proteger as áreas que se encontram em situação crítica.

Com uma área de cerca de 4000 quilómetros quadrados, o Parque situa-se na zona limite sul do Grande Vale do Rift Africano. O Parque abarca a área plana do vale e partes dos planaltos que o circundam. A planície é irrigada pelos rios que nascem na Serra da Gorongosa, a qual chega a atingir os 1862 metros de altitude.


As florestas da Serra da Gorongosa


Aspecto da magestosa floresta do planalto interior da Serra

As florestas da serra são o elemento chave na vida do vale, uma vez que absorvem a chuva e vão libertando as águas ao longo do ano. Contudo, encontram-se em situação de grande perigo – os agricultores locais estão a cortá-las a fim de limpar os terrenos para cultivo. Enquanto os nossos departamentos de Relações Comunitárias e de Turismo ajudam os locais a usar métodos de agricultura sustentável e a encontrar outras fontes de rendimento, o Departamento de Conservação está a identificar zonas que deveriam ser protegidas, reflorestadas ou deixadas vagas para que o crescimento da vegetação se faça de forma natural.



Visita do Presidente Guebuza em 2007

(Notícia emanada do Gabinete de Comunicação do PNG)

O Presidente Guebuza visitou o Parque Nacional da Gorongosa na passada terça feira e passou a noite num dos novos e luxuosos chalets. Foi o primeiro hóspede a ficar nas novas instalações.
O Presidente fez um safari de três horas no Parque passando por florestas de acácias e palmeiras, atravessando a savana e lagoas secas. Foi conduzido e protegido por Baldeu Chande que lhe mostrou pivas, impalas e inhalas, bem como águias pesqueiras e marabus. O Governador Vaquina também fez parte desta aventura.


Greg Carr dá as boas-vindas ao Presidente Guebuza
à sua chegada ao Chitengo em 2007

O Presidente Guebuza foi muito simpático por dispensar o seu tempo de descanso, para almoçar com a equipa de gestão do Parque onde recebeu um relatório sobre a restauração do mesmo. A equipa explicou o programa de reintrodução de animais, o programa de agricultura sustentável e reflorestação da Montanha da Gorongosa.

Maio 25, 2007

2 comments:

carlosschmidt said...

Agora falta o mais importante, colocar na prática o que foi assinado no papel, estou crente que isso se verificará.

anocedotsog said...

Caro Amigo Celestino;
Estas notícias são alimento para os "AMANTES" da natureza!
E...lá, estão todos os condimentos!
Gerações activas e futuras...CONSERVEM-NOS !!!
Parabéns a TODOS.
Pitas.