05 March 2013

124 - ALMOÇO COMEMORATIVO DO 7º ANIVERSÁRIO DO GAG

TRANSCRIÇÃO DA REPORTAGEM PUBLICADA NO BLOG DO GRUPO DE AMIGOS DA GORONGOSA



ALMOÇO-CONVÍVIO DO 7º ANIVERSÁRIO  DO
 GRUPO DE AMIGOS DA GORONGOSA
(GAG) 



Realizou-se no passado dia 2, em Lisboa - Hotel Olissipo Oriente - o almoço-convívio do 7º aniversário do Grupo de Amigos da Gorongosa (GAG), evento que reuniu mais de uma centena de pessoas (cerca de 120). 

Estiveram presentes, para além de membros deste grupo informal, e de  novos aderentes  do GAG, algumas individualidades convidadas, nomeadamente o Embaixador de Moçambique em Portugal, Dr. Jacob Jeremias Nyambir, o filantropo americano Greg Carr, financiador e dirigente do Projeto de Restauração da Gorongosa, Coronel Beca Jofrisse, membro do Comité de Supervisão do mesmo projeto, Drª Fernanda Matsinha, Secretária Permanente do Ministério do Turismo de Moçambique, Dr. António Maló de Abreu, empresário e presidente da ONG "Memórias e Gentes", Drª Helena Freitas, vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Drª Sofia Brás Monteiro, Escritora e Empresária de Publicidade e Design, Dr. José Arimateia, Presidente para o Turismo do grupo Visabeira, Engº Francisco Ferreira, presidente da QUERCUS, Dr. Vasco Galante, director de comunicação do PNG,  Dr. Paulo Azevedo e Nicole Azevedo, do grupo SONAE.

Este almoço-convívio anual, que vem sendo feito com regularidade desde a fundação do GAG, em 2007, revestiu-se este ano de particular importância graças ao grande interesse que o grupo tem despertado ao nível de organizações e pessoas que nos últimos anos visitaram a Gorongosa ou se revelaram interessadas em conhecer e até apoiar este maravilhoso santuário de fauna bravia de Moçambique.

A elevada participação e o envolvimento de pessoas representando organizações que já estão ou pretendem estar envolvidas no processo de restauro do PNG, como a Quercus, a Visabeira, a "Memórias e Gentes", a Associação Altista Kanimambo, a AsiliaAfrica e alguns promotores turísticos presentes, transformaram este evento na melhor jornada de divulgação da Gorongosa que o GAG havia feito até à data. E como este é   o principal objetivo do Grupo, ficou a certeza de que foi em boa hora que  meia dúzia de antigos colaboradores  do PNG e alguns amigos fãs do Parque criaram o GAG, cuja breve história deu início a este Blog.

Usaram da palavra durante o convívio José Canelas de Sousa, em representação do GAG e que moderou a sessão, Greg Carr (PNG), Maló de Abreu (Memórias e Gentes), Lorena Laranjeira  (Visabeira), Rita Frias (AsiliaAfrica), Vasco Galante (PNG) e Embaixador de Moçambique em Portugal.

Destacamos o interesse e atenção dispensada aos oradores, tendo havido passagens dos discursos particularmente aplaudidas com entusiasmo como foi a divulgação do Dr. Maló de Abreu sobre a colaboração que a "Memórias e Gentes" vai dar à Gorongosa: a doação de uma biblioteca com 15 mil livros e o restauro da emblemática "Casa dos Leões", um ex-libris do Parque desde os anos 40! Também as homenagens prestadas pelo representante do GAG aos pioneiros do Parque, organismos  e outros elementos que até agora têm sido preponderantes no desenvolvimento do mesmo, mereceram fortes aplausos. Citamos as nomeações: José Henriques Coimbra (tinha dois filhos presentes); Guarda Figueira Meque; Coronel Pinto Soares; Alfredo Rodrigues; Manuel Pinheiro Rodrigues da Costa; Amadeu Silva e Costa; Armando Rosinha (tinha um filho presente); Francisco Romão; Albano Cortez (presente); Baldeu Chande; Roberto Zolho; Adelino Serras Pires    (irmão José Augusto presente);  Guardas auxiliares, Castigo Mamunanculo, Batage Vasco, António Algesse, Paulino Campira, João Pranga e Paulino Miranda; Greg Carr; Beca Jofrisse;  Mateus Mutemba, Vasco Galante, Governo de Moçambique; Grupo Visabeira; Parceiros Portugueses: IPAD, Universidade de Aveiro e "Memórias e Gentes".

Como sempre acontece, a parte final do convívio decorreu em franca camaradagem, troca de impressões e as habituais sessões de fotografia que só pecaram por não haver espaço suficiente para reunir os presentes para a chamada "foto de família". As fotos  que estão disponíveis no Álbum Picasa revelam bem a dificuldade de congregar o maior número possível de convivas numa só foto.

O GAG deu um grande salto em frente na prossecução dos seus objetivos!

Estão de parabéns todos os AMIGOS DA GORONGOSA!

Ficam para consulta os Links do álbum de fotos e do vídeo feito pelo Fernando Gil, membro do Núcleo Coordenador do GAG:

FOTOS:



VÍDEO



Saudações amigas dos coordenadores do GAG:
- Maria José Santos (Mizè); Graça Moreira, António Jorge (TóJò), José Canelas de Sousa; Fernando Gil e Celestino Gonçalves.

ESTAMOS JUNTOS!













1 comment:

pao da vida said...

http://superajudafinanceira.com.br/?ref=abencoador ,Queridos internautas e irmãos e amigos a todos uma boa noite, quero aqui diante de todos vos pedir que tudo é possível a o que crer, se vocês acreditam que Deus pode fazer milagres acontecerem então busquem a ele em oração e jejum e ele vai abrir muitas portas a onde muitos não imagina. Amados se vos quiserem me ajudar é só repassar essa ideia adiante para todos os seus contatos, pois bem isso não é uma armadilha isso é algo que pode e vai ajudar a centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, pois bem a todos quantos me conhecem pois ai caso queira entra em contato comigo fiquem a vontade. Pois que o serdes os abençoe a todos de um modo geral e infinito, http://youtu.be/7hhTnUkDqXE/http://youtu.be/UDM85_YJcRs/http://youtu.be/D_j_eyYM7kE