22 March 2009

53 - CARTAS DA BEIRA DO ÍNDICO (14)


CARTAS DA BEIRA DO ÍNDICO

(14)

FESTA DO FINALISTA DA ESCOLA PORTUGUESA DE MAPUTO



Como é da tradição, realizou-se no último sábado, dia 21, a festa do finalista da Escola Portuguesa de Maputo, envolvendo os alunos que terminam o 12º ano de escolaridade.

Esta festa constituiu o ponto alto da nossa já prolongada estadia em Moçambique, visto que nela foi debutante a nossa neta mais velha!

Desde há cinco meses a esta parte que vinha sendo cúmplice de tal acontecimento, na medida em que a neta teve várias tarefas na sua organização e me arrastou para lhe dar apoio, sobretudo para a levar ( e muitas vezes com as colegas do grupo de trabalho) a vários locais da cidade para angariarem patrocínios, assim como aos ensaios da valsa, às compras, ao estilista para as provas do vestido, etc.Mas também o resto da família foi igualmente envolvido, colaborando e participando nas galas que nos últimos meses foram realizadas na Escola para angariação de fundos.

De uma maneira geral, todos os debutantes adandaram envolvidos na organização da festa e a raparigas até primaram por emagrecer umas gramas para que a beleza dos seus vestidos bem justos sobressaisse ainda mais!
Para quem já passou por idêntido marco da vida estudantil, não é novidade o que lhes possa contar, visto que de uma forma geral estas festas têem sempre um deslumbramento idêntico em toda a parte.

No nosso caso, porém, a festa ultrapassou todas as espectativas, por ser a nossa primeira neta a atingir este patamar académico. A nossa actual estadia em Moçambique foi convenientemente programada para estarmos presentes neste evento e isso nos trouxe imensa alegria!

O dia marcava o início da primavera noutras latitudes e aqui tambem foi de bom tempo, com as temperaturas já mais amenas sobretudo durante a noite, o que permitiu que o programa decorresse na perfeição!
Uma grande tenda montada no recinto da Escola albergou cerca de 700 pessoas para o jantar de gala, um buffet com a diversidade e o rigor das melhores organizações hoteleiras! A bonita decoração das mesas, a luz feérica e bem distribuida e a excelente música, emprestaram ao ambiente um clima digno das grandes galas e correspondeu ao primor das indumentárias, onde se destacaram os deslumbrantes vestidos das debutantes, que neste dia são sempre apelidadas de princesas!

Que bonitas estavam todas elas e que felicidade irradiavam e faziam irradiar aos seus familiares e amigos presentes!

Mas os moços não se ficaram atrás! Também vestidos com o rigor que se impõe nesta ocasião única das suas vidas, eles foram dando nas vistas quando observados de perto, quer pelo bom corte dos fatos, da excelência das camisas e gravatas (ou laços), mas também pelos penteados modernos e até exóticos que alguns exibiam!

A todo este esplendor, corresponderam os professores, familiares e amigos dos finalistas, com destaque, naturalmente, para e elenco feminino, sempre atraente nas suas indumentárias de cerimónia, nos seus penteados e adereços e, sobretudo, na alegria bem estampada nos rostos!

Não faltaram momentos de grande exaltação, primeiro no apoio aos artistas (alunos finalistas) que actuaram, depois durante os discursos dos chefes das turmas, com destaque para a Tuma B que foi a mais irreverente nas apreciações aos professores!

O recinto de jogos foi o palco da valsa e distribuição das faixas, a parte da festa mais esperada já que é sempre um espectáculo de extraordinária beleza, pese embora a dificuldade de alguns pares em executar a velha dança palaciana!

Mas não estiveram muito mal estes jovens que souberam disfarçar os momentos mais difíceis com a sua postura garbosa e elegante nas pausas e nas partes mais lentas do bailado!
A distribuição das faixas e a eleição do rei e rainda da festa foram outros momentos altos que proporcionaram muita animação e ruidosos aplausos aos debutantes que para o efeito subiram ao palco onde elementos da comissão e professores os receberam e felicitaram um a um!

E como as fotografias valem mais que as palavras, aqui deixamos uma pequena selecção das muitas centenas que tiramos nesta festa que nos embeveceu e emocionou!

Saudações amigas, aqui da beira do Índico!
Maputo, 26 de Março de 2009
Celestino Gonçalves

REPORTAGEM FOTOGÁFICA
A neta com os avós maternos



Com os avós paternos

O brinde com os pais e mana



Com a mana


Os pais muito felizes!


Os avós orgulhosos!


Momento de espectativa!


Turma A - a primeira a expor-se

Turma B - a mais irreverente!

Turma C - a mais feminina!


A entrada para a Valsa!

A Valsa vai começar!


Momento empolgante!

Um passo difícil da valsa

A valsa com o pai

A valsa com a mãe


A valsa com o avô materno

Uma pose com o parceiro da valsa

Grande animação!

Com a mana e uma das colegas debutantes

Momento em que a neta recebia a faixa do professor mais popular da Escola

A pose já com a faixa!

Momento de votação para o rei e rainha da festa

Um vestido a destoar...mas de belo efeito!

Aplausos ao rei e rainha da festa!

Rainha e Rei da festa do finalista de 2008/2009!

1 comment:

Manuel Palhares said...

celestino,

já te respondi tb em e-mail, mas não posso de também aqui fazer um comentário: que maravilha que deve ser a um avô poder assistir ao baile de finalista da sua neta mais velha e sobre o assunto poder escrever o que escreve e ainda fazer a reportagem fotográfica que faz. já te tenho dito que os deuses te deram uma família maravilhosa e que tu e a titi lurdes tanto merecem. parabéns aos dois e à família também por terem construído esse ninho de exemplo e de extremo amor familiar, de que há já tão poucos semelhantes...
um beijinho para a titi lurdes e um grande abraço para ti,
mpalhares