11 July 2009

60 - LIVRO "VIVÊNCIAS MOÇAMBICANAS"


VIVÊNCIAS MOÇAMBICANAS
(LIVRO DE CRÓNICAS)

AUTOR: FERNANDO COUTO

EDITORA: NDJIRA - MOÇAMBIQUE

1ª Edição - Maio de 2009


Do conhecido poeta, escritor e jornalista, FERNANDO COUTO (pai de Mia Couto), acaba de ser lançado em Moçambique o livro "VIVÊNCIAS MOÇAMBICANAS", uma colectânea de algumas crónicas que o autor escreveu na imprensa desta país entre os anos de 1996 e 2004.

Sempre atento aos problemas da fauna bravia, o autor incluíu nesta colectânea duas crónicas que me são muito familiares e por isso aqui as reproduzo. A primeira relaciona-se com o famoso Parque Nacional da Gorongosa, que ele frequentava com regularidade e cuja descrição me trás à memória os bons tempos que lá passei como componente do seu corpo de agentes de fiscalização.

A segunda crónica é um triste episódio em que eu próprio participei em parceria com o colega Lobão Tello, ambos designados pelo governo de Moçambique para dirigirmos uma caçada ao elefante protagonizada pelo ditador Romeno Nicolau Ceausescu. Esta crónica omite os nossos nomes, porque quando foi escrita ainda era políticamente desaconselhável dar a cara a semelhante história!

Posteriormente, porém, o saudoso Professor Dr. Travassos Dias publicou, em 1990, na extinta revista portuguesa DIANA, um extenso artigo denunciando a barbárie cometida por este ditador e ali já divulgou os nomes dos designados agentes dos serviços da fauna moçambicana que assistiram impotentes à chassica do elefante. Faz parte desse artigo o sugestivo desenho que se segue:

Seguem-se as referidas crónicas do Livro agora publicado:

1 - PARQUE DA GORONGOSA - Lembrança do Paraíso







2 - CEAUSESCU ASSASSINA ELEFANTE NO MAPUTO



Outras interessantes crónicas constam do Livro cujo autor se encontra de momento no gozo de féria em Portugal e que eu próprio tive o gosto de receber em Lisboa e acompanhar à sua casa em S. Cosmado - Moimenta da Beira!



Celestino e Fernando Couto, em S. Cosmado no passado fim de semana


O casal Couto na Quinta do Calvário (Amarante), do amigo comum Engº Florêncio Machado, onde fizeram uma pausa na viagem para S. Cosmado

Saudações amigas

Amor-Leiria, 10 de Julho de 2009

Celestino Gonçalves



No comments: