13 January 2010

66 - GORONGOSA - ESTREIA DE DOCUMENTÁRIO

Moçambique

Filme sobre Parque da Gorongosa

estreou em Lisboa e será exibido em televisões de todo o mundo

Lisboa, 12 Jan (Lusa) - 2010-01-12, 19:09


"Uma longa-metragem sobre o Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, realizado pela National Geographic, teve hoje estreia em Lisboa, numa acção para captar visitantes, tornando o projecto sustentável e ajudando as populações circundantes.

"Precisamos de 75 mil turistas por ano para que as taxas de entrada e outras despesas dos visitantes sejam suficientes para custear os programas e gestão do parque e apoiar e criar os muitos necessários postos de trabalho para cidadãos locais" que actualmente são apenas "cinco mil por ano", disse Greg Carr, fundador do projecto, à agência Lusa.

O documentário, com o título "Africa's Lost Eden" e imagens de mais de um ano de filmagens do trabalho para restauração do Parque e preservação das espécies, muitas dizimadas durante a guerra e pós-guerra, é por isso uma das iniciativas para captar visitantes.Mas o Parque Nacional da Gorongosa vai estar presente este ano na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que decorrerá de quarta-feira a domingo em Lisboa, integrado no "stand" de Moçambique, e no final de Janeiro na FITUR (Feira Internacional de Turismo), em Madrid.

"O que gostaríamos era que em 10 anos as receitas vindas do turismo, - um turismo sustentável, o eco-turismo -, sejam suficientes para o Parque se pagar a si mesmo", referiu o filantropo norte-americano, que fala da importância, para já, da cooperação de vários governos, nomeadamente o português, além do Governo de Moçambique. Portugal já coopera com o projecto, tendo a seu cargo o centro que criou de Educação Comunitária, e "estuda agora novas formas de cooperação", adiantou, por seu turno, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, João Cravinho, que assistiu à exibição do documentário, ao lado de Carr, do embaixador de Moçambique, Miguel Mkaima, e do director da edição portuguesa da National Geographic.

Uma dessas novas formas pode ser na área da energia limpa, para as populações que circundam o Parque, adiantou Greg Carr nas declarações á Lusa, mas também no projecto que está ser preparado da criação de um museu do Parque National da Gorongosa.

Outras acções, que Greg Carr tem no plano, dentro do protocolo assinado em 2004 [por 20 anos] com o Governo de Moçambique para gerir e ajudar a financiar o Parque, são a construção de "lodges", havendo "empresa da Africa do Sul, de Moçambique e do Quénia interessadas nesses projectos turísticos" e ainda lançar um programa de voluntariado, quando houver verbas suficientes.

A reabilitação do Parque Nacional da Gorongosa, no centro de Moçambique, com grande diversidade de espécies e características ecológicas únicas, representa uma das grandes oportunidades de conservação no mundo de hoje.

ANP. Fonte: Agência LUSA"



INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR:
Na sequência do programa de divulgação do Parque Nacional da Gorongosa, será exibido amanhã, dia 14, pela 16,00, no Auditório da BTL, Pavilhão 3, na FIL, o documentário da National Geographic que ontem foi exibido na Gulbenkian.


Saudações amigas

Amor (Leiria), 13 de Janeiro de 2006

Celestino Gonçalves







No comments: