17 January 2010

68 - GORONGOSA E ACRENARMO - ENCONTRO NA BTL


PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA



E ACRENARMO


ENCONTRO EM LISBOA



Aproveitando a presença em Lisboa do Director de Desenvolvimento Turístico do Parque Nacional da Gorongosa, Dr. Vasco Galante, envolvido nos trabalhos da representação do mesmo Parque na Bolsa de Turismo que tem estado a decorrer e terminou hoje na FIL, o presidente da Associação Cultural e Recreativa dos Naturais e ex-residentes de Moçambique, Paulo Batista, teve um encontro com este responsável com o propósito de lhe transmitir a disponibilidade da ACRENARMO de promover junto dos seus associados a divulgação deste importante santuário da vida bravia de Moçambique e, também, sugerir o estudo de possíveis formas de cooperação entre as duas instituições.


Esta louvável iniciativa do presidente da ACRENARMO, vem na sequência de uma nova política da direcção que o mesmo encabeça há pouco mais de um ano, que é a de alargar a acção da associação a um campo cada vez mais vasto de actividades, dando primazia sobretudo aquelas que permitem uma maior aproximação dos naturais e ex-residentes de Moçambique à terra onde nasceram e viveram.

Esta abordagem permitiu a ambas as partes identificar algumas das possíveis formas de cooperação, que podem ser concretizadas num futuro próximo, nomeadamente as que envolvem acções de solidariedade e dentro destas as relacionadas com as crianças das regiões periféricas do Parque, em idade escolar e que são em número de muitos milhares, praticamente todas elas carenciadas de material escolar e de roupas. Numa escala diferente, mas ainda em relação à juventude que vive no interior, o Dr. Vasco Galante enumerou casos de jovens filhos de camponeses que completaram já a 12ª classe, e muitos deles falando até inglês, que estão privados de continuar a estudar porque os seus pais não têm posses para os manter na cidade da Beira, onde há Universidade. Esses jovens, muitos deles de inteligência acima da média, estarão condenados a uma vida idêntica à dos seus progenitores, de pobreza e de carências de toda a ordem uma vez que a única entidade empregadora da região é o Parque e este já tem os seus quadros super lotados!
Uma outra área onde a ACRENARMO pode colaborar, é na mobilização de pessoas interessadas em apoiar o projecto de restauração da Gorongosa, sensibilizando-as a contribuírem com fundos para a compra de animais que é necessário serem ali reintroduzidos, como são aquelas espécies que mais foram dizimadas e cuja recuperação natural se constata não ser viável, como é o caso das Zebras, Gondongas, Elandes, Bois-Cavalo e até Búfalos. Em relação a esta última espécie, referiu o Dr. Vasco Galante, há já um caso concreto de angariação de fundos (4.000,00 €), para compra de dois búfalos, efectuada por crianças da Escola EB 2-3 de Lamaçães (Braga) que ficaram muito sensibilizadas depois de participarem nas actividades comemorativas do "Dia da Terra" em 2009! (*)


Exterior da Escola EB 2-3 de Lamaçães, com cartazes do Búfalo, tema das comemorações do Dia da Terra que inspirou as crianças. (foto cedida pelo Dr. Vasco Galante)

Foram ainda abordadas outras formas de cooperação, como cedência de fotografias e outro material informativo do Parque para exposição e distribuição pela ACRENARMO, assim como eventual apoio do Parque aos visitantes que ali forem através desta associação.

Naturalmente que este encontro foi a primeira de futuras abordagens que poderão conduzir a resultados satisfatórios para ambas as partes, considerando que o Parque Nacional da Gorongosa é um dos mais desejados locais de destino das pessoas que visitam Moçambique e, também, que a ACRENARMO (única associação de naturais e ex-residentes deste país) está empenhada em proporcionar aos seus associados, sem qualquer interesse financeiro, viagens ao país que foi berço de muitos milhares de portugueses, a maioria esmagadora dos quais preserva o grande amor por essa terra e grande amizade pelo seu povo! Ao mesmo tempo, a sua acção como coordenadora dessas viagens e também como sensibilizadora de acções de solidariedade, podem conduzir a resultados muito positivos para minorar as carências dessas crianças que vivem no interior do país, ou outras formas de apoio como acima se ventilou.

Como recem associado e admirador do projecto da actual direcção da ACRENARMO, naturalmente que patrocinei e estive presente no encontro de ontem na BTL e disponho-me a colaborar nas acções aqui referenciadas caso cheguem a bom termo as futuras conversações entre as duas partes.

Aproveitando também a presença no pavilhão de Moçambique na BTL do Embaixador deste país em Portugal, Dr. Miguel Mkaima, Paulo Batista teve um breve encontro com este respeitável diplomata a quem transmitiu a disponibilidade da ACRENARMO de colaborar com a sua Embaixada, atitude que foi muito apreciada e reciprocamente correspondida!

Seguem-se algumas fotos que registaram momentos desses encontros na BTL


Paulo Batista, Vasco Galante e Celestino Gonçalves no pavilhão de Moçambique

Os mesmos no início do encontro ACRENARMO/PNG

Momento em que Vasco Galante mostra arquivos do Projecto de restauração do PNG

Continuação de apresentação de dados do Projecto do Parque

Paulo Batista, Dr. Miguel Mkaima (Embaixador de Moçambique), Vasco Galante e Celestino Gonçalves

Vasco Galante mostra ao Embaixador a reportagem da cerimónia de apresentação do documentário "Africa´s Lost Eden", realizada na BTL no passado dia 14

Paulo Batista troca cartões com a funcionária da Embaixada de Moçambique, Drª Filomena Malalane

Outro momento do contacto de Paulo Batista com a Drª Filomena Malalane

Celestino Gonçalves com a Drª Filomena Malalane

Paulo Batista colhendo informações junto das assistentes do Pavilhão de Moçambique

Paulo Batista, Matos Dinis (um admirador do Projecto de restauro do PNG) e Celestino Gonçalves

O consagrado músico Otis em actuação no Pavilhão de Moçambique


Momento de cultura no Pavilhão Moçambique


(*) - Posteriormente a esta postagem - Encontro GORONGOSA/ACRENARMO -, recebemos da Drª Angela Mendonça (uma das responsáveis de projectos de Educação Ambiental que se enquadram no Congresso Internacional Escolar e que tiveram a primeira edição em 2009 e a segunda programada para Braga de 5 a 8 de Maio deste ano), um esclarecimento confirmando as acções desenvolvidas em apoio ao Parque da Gorongosa e às crianças da mesma região. Segundo a Drª Angela, no ano transacto realizaram dois desses projectos, um de apoio à reintrodução de búfalos no Parque e outro para apoiar a construção de uma escola junto do mesmo Parque. Em ambos os casos foram feitas acções de rua com a participação de cerca de 1000 crianças e com os fundos obtidos foram adquiridos 3 búfalos e materiais para a construção da escola.

Para o corrente ano, uma das acções já programadas no ambito dos mesmos projectos, será um recital no dia 7 de Maio no Theatro Circo, pela famosa soprano moçambicana Stella Mendonça.
Esta agradável notícia vem demonstrar como todos nós podemos contribuir para uma causa que engola simultaneamente o Parque da Gorongosa e os muitos milhares de crianças da sua periferia que se sabe vivem em situação de grande pobreza!

Este é um exemplo que poderá ser seguido em vários pontos do país e que a ACRENARMO não deixará de ponderar agora que está motivada para exercer acções semelhantes!


Cartaz do búfalo da campanha


Foto das crianças do cartaz de angariação de fundos para a Escola



NOTA FINAL
Para quem não conhece a ACRENARMO deixamos aqui o Logotipo, lincado para o seu Blog:


Amor - Leiria, 17 de Janeiro de 2010

Celestino Gonçalves

1 comment:

Maria said...

Parabéns por este encontro e pela quantidade de colaborações que se estimam que ele possa vir a desencadear.