22 April 2010

77 - GORONGOSA - REABERTURA AO PÚBLICO


ABERTURA DA ÉPOCA TURÍSTICA

2010

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) abriu no dia 15 de Abril corrente a época turística 2010, num ambiente de grande festa e recheado de diversas manifestações culturais. O PNG esteve com os portões de acesso à rede das picadas do safari fechados desde 18 de Dezembro último. Trata-se de uma interrupção que acontece todos os anos no mesmo período por se tratar de começo da estação chuvosa em que a precipitação pluvial inunda as planícies e torna estradas em autênticos lamaçais, impossibilitando a circulação de todo o tipo de viaturas mesmo as de tracção às quatro rodas.

Corte da fita no portão de acesso aos safaris
A efeméride foi caracterizada por cerimónias tradicionais, declaração da abertura da época turística, discursos de membros do Comité de Supervisão da gestão do PNG e do administrador distrital da Gorongosa, realização do Safari inaugural, danças tradicionais e exibição do filme “Africa´s Lost Eden”.

Tomaram parte do acto administradores distritais e directores dos Serviços distritais do Planeamento e Infra-estruturas, das Actividades Económicas e da Educação, Cultura, Juventude e Tecnologia da Gorongosa, Nhamatanda, Muanza e Cheringoma. Estiveram igualmente presentes os régulos da Zona Tampão do PNG e outros convidados, incluindo trabalhadores e membros da direcção do Parque.

CERIMÓNIAS TRADICIONAIS E RESPEITO AOS HÁBITOS LOCAIS

O Parque em respeito aos hábitos e costumes da região organizou duas sessões de cerimónias tradicionais. A primeira, dirigida por Chuva Camacho Nhanguo, teve lugar no dia 14 de Abril de 2010 nas ruínas do antigo acampamento turístico de Chinongora, mais conhecido actualmente por “Casa dos Leões”.A Casa dos Leões, construída em 1940, localiza-se nas planícies do Rio Mussicadzi, a 10 km do Chitengo. Este sítio teve que ser abandonado dois anos mais tarde, devido a grandes cheias na época das chuvas. Os leões tomaram conta das construções abandonadas passando a ser conhecido com o nome de “Casa de Leões”.Chuva Camacho Nhanguo é responsável por ritos tradicionais do regulado com o nome do seu apelido, cujo território de jurisdição estende-se até Chinongora .


Cerimónia tradicional na Casa dos Leões

Por sua vez, João Chitengo orientou no dia seguinte no acampamento de safaris do Chitengo junto à árvore sagrada, a cerimónia tradicional em veneração ao espírito do Chitengo que se acredita, de acordo com narrações orais, que tenha sido o primeiro cidadão a se estabelecer nesta região provavelmente no início do séc. XX.Em geral, os dois líderes espirituais fizeram preces de bênção para que o PNG consiga maior índice de captação de receitas na presente época turística. Igualmente pediram aos espíritos dos seus antepassados a protecção para os trabalhadores e visitantes do Parque em relação à fauna bravia.


João Chitengo, orientando a cerimónia na árvore sagrada

DECLARAÇÃO DE ABERTURA

Depois da cerimónia tradicional orientada por João Chitengo, seguiu-se o momento dos discursos da declaração de abertura oficial do Parque junto ao portão que dá passagem à área de safaris.O membro do Comité de Supervisão do PNG pela parte do Governo de Moçambique, Bernardo Beca Jofrisse, foi o primeiro a dirigir-se aos presentes.

Na sua breve intervenção falou do sucesso mundial do filme “Gorongosa National Park: África´s Lost Eden” que já ganhou oito prémios internacionais. O documentário recebeu o Prémio Ouro na categoria TV - Viagens e o Grande Prémio Diamante em todas as categorias no Festival de Filmes de Turismo de Berlim, que teve lugar de 10 a 14 de Março de 2010, na Alemanha, obteve quatro prémios no Festival Internacional de Filmes sobre a Vida Selvagem da Montana, nos EUA. Já mais recentemente foi galardoado com mais dois prémios, nomeadamente Grand Prix Award e Eco Tourism Award, no Festival de Filmes de Turismo de Riga, na Letónia.


Bernardo Beca Jofrisse, membro do Comité de Supervisão do PNG

Por seu turno, o membro do Comité de Supervisão do PNG pela parte do Gorongosa Restoration Project, Greg Carr, abordou sumariamente as prioridades das acções a desenvolver no ano em curso. Referiu-se à reintrodução de mais animais, construção de mais infra-estruturas e continuação da implementação de iniciativas do desenvolvimento sócio-económico e comunitário da Zona Tampão.


Greg Carr, membro do Comité de Supervisão do PNG


Enquanto que o administrador do distrito da Gorongosa, João Oliveira, apelou a uma maior cooperação das estruturas tradicionais e da comunidade em geral no controlo da caça furtiva e das queimadas descontroladas dentro da área de conservação.


João Oliveira (à esquerda), administrador do distrito da Gorongosa


Por fim declarou aberta a época turística 2010 do PNG e procedeu ao corte da fita no portão que dá acesso à zona de safaris. Acto seguido por um game drive inaugural.


Safari inaugural
APRESENTAÇÃO DO INFORME DAS ACTIVIDADES

Na parte da tarde, a direcção colegial do Parque apresentou aos convidados de honra e aos membros do Comité de Supervisão um informe das actividades realizadas em 2009.

De uma forma genérica, foram abordados conteúdos relacionados com a afluência de turistas em número de 4.630, a criação de 459 empregos, dando prioridade a mão-de-obra local cifrada em 46% só para o distrito da Gorongosa, reintrodução de animais bravios, implementação de projectos de geração de rendimento familiar nas comunidades da Zona Tampão, divulgação e popularização da imagem do Parque ao nível nacional e internacional, entre outros.Apresentaram intercaladamente o informe o gestor do Departamento das Operações, Scott Kipp, o director do Departamento de Comunicação, Vasco Galante, o director do Departamento das Relações Comunitárias Mateus Mutemba e o director do Departamento da Conservação, Carlos Lopes Pereira.


Aspecto da sessão de informe das actividades

VISITA AO ACAMPAMENTO E A OUTRAS CONSTRUÇÕES EM CURSO

Depois da apresentação do informe das actividades realizadas em 2009, os convidados de honra visitaram o acampamento de safaris e as obras de construção de dois dormitórios para trabalhadores em Chitengo.

Também visitaram o Centro de Educação Comunitária, aonde receberam a explicação do estágio da obra e dos objectivos do empreendimento.


Momento da visita ao refeitório do Centro de Educação Comunitária

ACTIVIDADES CULTURAIS

A cerimónia decorreu em ambiente de grande festa com canto e dança tradicionais.

O Grupo Cultural Chibango Mapaza da Gorongosa, vindo da vila-sede distrital, sob a liderança de José Chibango, deu mais luz e cor o evento com cantos e boa dança ao ritmo de sons de batuques tocados com muita proficiência.

Os artistas mostraram o seu multifacetado talento em várias danças, como é o caso de Mapaza, Djole e Nkhetekete.

Na ocasião, Greg Carr mostrou que socializa-se facialmente com qualquer cultura e também tem habilidade nos pés ao entrar em palco e ensaiar com perfeição alguns passos de Mapaza.
A direcção do Parque em todos os seus eventos tem privilegiado actividades do género como forma de promoção da diversidade cultural e respeito pelas manifestações culturais locais.

A festa durou o dia todo com muita comida e bebida tradicional e convencional ao som de muitos cantos e danças.


Momento de uma das diversas actividades culturais


Carlitos Sunza
Departamento de Comunicação do PNG
* * *
NOTA À MARGEM
A presente reportagem foi-me enviada pelo Director de Comunicação e Turismo do PNG, Dr. Vasco Galante, que habitualmente me transmite as notícias de maior relêvo relacionadas com o mesmo Parque e que muito gostosamente publicito neste e noutros sítios onde colaboro.
Saudações amigas!
Amor - Leiria, Abril de 2010
Celestino Gonçalves

No comments: