17 April 2010

75 - GORONGOSA - MAIS PRÉMIOS INTERNACIONAIS






Filme sobre o Parque Nacional da Gorongosa “Africa’s Lost Eden” da National Geographic Recebe mais 2 Prémios no FESTIVAL DE FILMES DE TURISMO DE RIGA (LETÓNIA)(TOURFILM – RIGA 2010)


É mais uma notícia que nos deixa muito felizes! Acaba de ser distribuida pelo director de comunicação e turismo do PNG, Dr. Vasco Galante, e tem o seguinte desenvolvimento:


"Moçambique está outra vez de parabéns! O Parque Nacional da Gorongosa está no auge com o filme "Africa's Lost Eden", uma produção da National Geographic, que conta a história do Projecto de Restauração do Parque Nacional da Gorongosa, que mais uma vez, foi galardoado com DOIS Prémios no Festival de Filmes de Turismo de Riga (Letónia) cuja cerimónia de premiação irá ter lugar no dia 24 de Abril de 2010.

Neste festival participaram 94 filmes de 35 países, que apresentaram filmes sobre produtos turísticos, cidades, regiões e estados enquanto destinos turísticos.O festival possui dois grupos de prémios para os melhores filmes sendo:· Prémio para o Melhor Filme do Festival (Grand Prix Award);· Prémios para os Melhores Filmes em 4 Categorias (Eco-Turismo, Turismo Cultural, Turismo Sacro e Turismo de Aventura)

Ao Filme sobre o Parque Nacional da Gorongosa “Africa’s Lost Eden”, segundo a decisão do júri do festival, foi atribuído o prémio para o melhor filme do Festival (Grand Prix Award) e o prémio para o melhor filme de Eco-turismo (Eco Tourism Award).

Recorda-se que o filme está a ter um enorme sucesso em festivais de cinema internacional, onde já obteve OITO prémios. dos quais QUATRO no Festival Internacional de Filmes sobre a Vida Selvagem (Montana-EUA) e DOIS no Festival de Filmes de Turismo de Berlim (Alemanha) onde foi o vencedor absoluto do Festival com o Prémio Diamante e ganhou o Prémio Ouro na categoria TV-Viagens.

Ver mais sobre o FESTIVAL DE FILMES DE TURISMO DE RIGA (LETÓNIA) em:http://www.tourfilmriga.lv/en/tourfilm-riga/"


A notícia sobre os prémios conquistados no Festival de Berlim mereceram o seguinte destaque na nossa postagem 71:


"AFRICA'S LOST EDEN" CONQUISTA OS PRIMEIROS PRÉMIOS
NO FESTIVAL DE FILMES DE TURISMO DE BERLIM


Esta a notícia acabada de receber do director do turismo e comunicação do Parque Nacional da Gorongosa, Dr. Vasco Galante, que nos enche de alegria:

"O filme "Africa's Lost Eden", uma produção da National Geographic que conta a história do Projecto de Restauração do Parque Nacional da Gorongosa, mereceu os maiores elogios do Júri do Festival que lhe atribuíram o Prémio Ouro na categoria TV-Viagens e o Grande Prémio Diamante em todas as categorias (Vencedor Absoluto do Festival).

O Festival de Filmes de Turismo de Berlim é considerado o maior festival de filmes deste género e os seus prémios equivalem aos Óscares de Hollywood para este género de filmes. Estes prémios e o destaque que a imprensa internacional farão do mesmo colocarão ainda mais a Gorongosa e Moçambique no mapa dos melhores e mais atraentes destinos turísticos mundiais.


Embaixador de Moçambique na Alemanha, Carlos dos Santos com o Prémio Diamante, ladeado por Michael Westhoven, Vice-Presidente da FOX-National Geographic (Alemanha), com o Prémio Ouro e Erwin Brunner, Editor da National Geographic Magazine (Alemanha)



Diploma Comprovativo de Filme Vencedor do Festival em todas as categorias

A propósito desta notícia, recorda-se o que escrevemos sobre este filme na postagem 69 deste blogue:

"AFRICA´S LOST EDEN" PARAISO PERDIDO DE ÁFRICA É um maravilhoso documentário efectuado recentemente pela National Geographic Television no Parque Nacional da Gorongosa, que mostra o actual estado do famoso santuário da fauna bravia de Moçambique e que em tempos passados, nas décadas de 40 a 70, quando no apogéu das suas potencialidades faunísticas, foi considerado o mais belo de África! Depois da sua estreia oficial no passado mês de Dezembro, na capital de Moçambique - Maputo, com a presença do Presidente da República Emílio Guebuza, tiveram lugar em Lisboa, em Janeiro último, duas outras apresentações promovidas pelo representante da National Geographic em Portugal e integradas no programa da representação moçambicana na Bolsa de Turismo de Lisboa, ambas destinadas a convidados.

As postagens anteriores (66 e 67) referem-se precisamente a este acontecimento. A sua divulgação, a nível mundial, através do célebre National Geographic Channel, foi anunciada para o próximo domingo, dia 7, pelas 20,00 horas, razão para que os muitos amigos do Parque Nacional da Gorongosa espalhados por todo o mundo estejam ansiosos por ver os progressos ali alcançados através do projecto de restauração liderado pelo milionário e filantropo americano Greg Carr. Outros pormenores relacionados com esta notícia podem ser vistos no site do António Jorge (TóJó), que ao Parque Nacional da Gorongosa tem dedicado muita e especial atenção: http://www.natgeo.pt/programas/o-paraiso-perdido-de-africa


Saudações amigas!

Celestino Gon çalves


Ainda em relação ao mesmo filme pode ver-se uma notícia mais desenvolvida na postagem 67, efectuada aquando da sua estreia em Lisboa no passado mês de Janeiro. Clicar no título:


Moçambique e a Gorongosa estão de parabéns por mais este grande sucesso no campo turístico com reflexos a nível mundial!


Amora-Leiria, 11 de Março de 2010
Celestino Gonçalves


FOTOS RECEBIDAS POSTERIORMENTE



Foto Oficial do Embaixador Carlos dos Santos com Prémio Ouro, entregue pelo Organizador do Festival (à esquerda os representantes da National Geographic e à direita os Apresentadores do Festival)



Foto Oficial do momento em que o Embaixador Carlos dos Santos discursa para os convidados da cerimónia(à esquerda os representantes da National Geographic o Organizador do festival e à direita os Apresentadores do Festival)




Foto Oficial do Embaixador Carlos dos Santos Foto com Prémio Diamante - Prémio de Vencedor Absoluto (ladeado pelos organizadores do Festival)


* * *


Aguardamos agora a cerimónia de entrega de mais estes dois prémios obtidos no Festival de Riga (Letónia) para juntarmos aqui as respectivas fotografias que naturalmente vão correr mundo e serão mais um contributo para a divulgação do Parque Nacional da Gorongosa e orgulho de todos aqueles que estão a contribuir para a sua restauração, a quem endereçamos os nossos parabéns!


Saudações amigas!


Amor-Leiria, 18 de Abril de 2010


Celestino Gonçalves


No comments: