23 April 2010

78 - GORONGOSA - MAIS UM HINO À SUA BELEZA!


MAIS UM HINO À SUA BELEZA!
PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA. UM PARAÍSO RECUPERADO

Durante décadas, ele foi um dos mais belos parques naturais de África. Infelizmente, factores humanos, quase que o levaram a tornar-se numa terra inóspita, ausente de vida animal, a mesma vida que lhe deu nome e fama internacional.

Mas, esses tempos foram ultrapassados e a beleza e encanto começam a regressar ao Parque Nacional da Gorongosa, projectando-o de novo para a lista dos mais fascinantes parques naturais, trazendo de novo Moçambique para o mapa dos destinos turísticos mais procurados quando se fala em vida animal, em experiências vividas no meio das grandes savanas africanas, representando mesmo uma das grandes oportunidades de conservação no mundo de hoje.
E esta é uma situação que acontece fruto de um projecto de reabilitação conjunta entre a Fundação Carr, uma organização norte-americana sem fins lucrativos, e o Governo de Moçambique, com o objectivo principal de proteger e restaurar o ecossistema do Parque Nacional da Gorongosa e de desenvolver um sector de ecoturismo que beneficie as comunidades locais, assegurando assim a continuidade da diversidade de espécies no planeta e a protecção de áreas que possam ainda estar em situação crítica. E nada falta para que esta reabilitação seja completa.
Com uma área de cerca de 4000 quilómetros quadrados, o parque situa-se na zona limite sul do Grande Vale do Rift Africano, abarca a área plana do vale e partes dos planaltos que o circundam, uma planície irrigada pelos rios que nascem na Serra da Gorongosa, provocando por vezes inundações sazonais e alagamento do vale, o qual é composto por tipos de solo diferentes, criando uma variedade de ecossistemas distintos.
E foi esta combinação de características únicas que um dia albergou uma das mais densas populações de vida selvagem de toda a África, que agora começa a regressar, com a reintegração de muitas espécies de animais que nos últimos anos tinha desaparecido, levando mesmo que durante mais de um ano uma equipa de reportagem da norte americana National Geographic assentasse as sua câmaras nesta região de Moçambique para produzir um filme de 50 minutos onde é mostrado todo o esplendor de Gorongosa. Uma mostra constituída por extraordinárias imagens das savanas salpicadas por áreas de acácias, pela planície com lagunas repletas sazonalmente pelas chuvas e montículos erguidos pelas térmitas, pelos planaltos com miombo e floresta montanhosa, pela variedade de herbívoros, carnívoros, répteis e espécies de aves exóticas e a biodiversidade que deixará a assistência com um forte desejo de partir à descoberta deste paraíso africano, um documentário já em exibição em todo o mundo, que tem como título "Africa's Lost Eden", ou "Paraíso Perdido de África" em português. Um Parque Natural que com esta reabilitação passa a oferecer igualmente safaris exclusivos a pé, safaris em jipe ou em viatura própria, excursões à comunidade dos vinhos, num passeio de cerca de 2 horas, assistir ao pôr-do-sol sobre o rio Pungué, em Bué Maria, acampar no Acampamento Turístico de Chitengo ou adocicar os sentidos numa das nove luxuosas cabanas que compõem o lodge.
E esta poderá ser a sua próxima descoberta da grande África, uma descoberta que poderá deixar nas mãos da Across, que lhe poderá preparar um programa à medida dos seus desejos e que está apenas à distância das asas dos aviões da LAM - Linhas Aéreas de Moçambique, oferecendo voos directos a partir de Lisboa para o Maputo.Chegado à capital moçambicana, a mesma LAM levá-lo-á até à cidade da Beira, a 200 quilómetros do Acampamento Turístico de Chitengo e do Parque Natural de Gorongosa, ou até Chimoio, a escassos 135 quilómetros do seu objectivo de viagem.
22/04/10, 16:43
* * *


NOTA À MARGEM

Apenas o título "MAIS UM HINO À SUA BELEZA!" é da minha autoria. O resto é do jornal OJE - edição on-line de 23-04-2010 - da secção Travel and Safaris.
Não importa que seja mais uma crónica com objectivos publicitários. Importa sim o conteúdo da mesma, que mesmo em forma resumida nos dá um ideia muito próxima daquilo que foi e o que agora é o famoso Parque Nacional da Gorongosa, a pérola turística de Moçambique que durante a minha carreira profissional atingiu a sua plenitude e era a sala de visitas do território então sob administração de Portugal.
E por tão realista (e até poética) que é, mesmo repetindo-se a muitas outras que últimamente (e ainda bem) inundam jornais, revistas, televisões e rádios de todos os quadrantes, tem lugar neste espaço que criei justamente para falar sobre a fauna bravia, caça e caçadores de Moçambique. A Gorongosa foi e continuará a ser o expoente máximo deste tema que nunca me cansarei de explorar e divulgar por razões bem compreensíveis: lá trabalhei como um dos seus guardiães e mantenho a paixão que nasceu no dia em que pisei pela primeira vez aquele maravilhoso Parque, decorria o ano de 1961!
Parabéns ao Jornal "OJE" e ao autor desta bonita crónica cujo nome não vem referido!
Obrigado ao Dr.Vasco Galante pelo envio do conteúdo!
Saudações amigas!
Amor - Leiria, 23 de Abril de 2010
Celestino Gonçalves


No comments: