11 June 2007

09 - NOVO ADMINISTRADOR DO PARQUE NACIONAL DA GORONGOSA




Acaba de ser designado para o cargo de administrador do Parque Nacional da Gorongosa, o Dr. BALDEU CHANDE, na foto acima quando em serviço de apoio social às populações periféricas do Parque.


Biólogo moçambicano de reconhecidos méritos na área da fauna bravia, este técnico substitui o Engº Roberto Zolho, que vinha exercendo aquelas funções nos últimos anos e que agora foi colocado noutro projecto de conservação da fauna bravia no sul do país. A quando da minha última estadia no Parque em Novembro último, o Dr. Baldeu Chande organizou e conduziu um game drive que nos permitiu avaliar dos extraordinário avanços ali operados ultimamente, no que respeita à recuperação e reintrodução dos animais e vias de comunicação internas. Pormenores dessa visita podem ser vistos AQUI:


O Dr. Chande iniciou a recuperação do Parque, a partir de 1994, dois anos após o fim da guerra civil, tendo enfrentado enormes dificuldades devido à situação caótica encontrada, como era a acção incontrolada de caçadores furtivos, a destruição de praticamente todas as infraestruturas, o desaparecimento quase total dos efectivos dos animais e à existência de minas. Graças à sua extraordinária capacidade e amor pela causa da defesa da vida bravia, conseguiu abrir caminho, com recursos reduzidos, para a recuperação que se foi desenvolvendo nos anos seguintes e que agora é já uma realidade.


Depois de ter sido substituido pelo seu colega Zolho (outro grande obreiro da recuperação do Parque), o Dr. Chande passou por outros relevantes cargos no âmbito da conservação da fauna bravia, no centro e norte de Moçambique, tendo regressando recentemente à Gorongosa.


Da crónica da minha visita ao Parque em Janeiro de 2000, recordo a seguinte passagem:


Na Beira fui hóspede do Dr. Baldeu Chande, biólogo moçambicano e velho amigo que entrou para os Serviços de Fauna como guarda de Parques e Reservas no início da década de 70 e que tem feito uma carreira brilhante, tendo concluído recentemente o seu curso na Universidade do Cabo - África do Sul. Foi ele quem orientou a difícil tarefa de reocupação do Parque Nacional da Gorongosa, em 1994, deixando ali um trabalho notável na mobilização das populações rurais, no combate aos furtivos, na restauração do acampamento do Chitengo, reabertura de algumas picadas, construção dos primeiros postos de fiscalização periféricos, retirada de minas, etc.!


O Parque Nacional da Gorongosa, depois da excelente gestão do Engº Roberto Zolho, continua em boas mãos! Como é sabido, o Parque está a ser recuperado desde 2005 pela Fundação Carr, cujo projecto, de longo prazo, suporta um considerável staff técnico e mais de três centenas de outros trabalhadores, registando-se já ali grandes avanços em todos os domínios.


Registamos pois, com muito agrado, a notícia do investimento do Dr. Baldeu Chande nestas novas funções e desejamos-lhe as maiores felicidades.


Marrabenta, Junho de 2007

No comments: