13 June 2007

10 - COMUNICADO DO PNG SOBRE A NOMEAÇÃO DO DR. BALDEU CHANDE


Após a publicação do post anterior recebi do Director de Comunicações do Parque Nacional da Gorongosa o comunicado que se segue:








COMUNICADO






Baldeu Chande nomeado Administrador (interino) do Parque Nacional da Gorongosa

Chitengo, 11 de Junho de 2007



De acordo com a informação, com data de 1 de Junho de 2007, proveniente do Chefe de Gabinete do Ministro do Turismo, o Sr. Baldeu Chande, foi designado para assumir, interinamente, as funções de Administrador do Parque Nacional da Gorongosa, com efeitos imediatos.

Estou certo que todos se associam ao nosso voto colectivo de felicidades e ao nosso abraço de parabéns para o nosso colega Baldeu Chande, Técnico de Fauna moçambicano de reconhecido mérito, neste momento tão marcante da vida do Parque Nacional da Gorongosa.

Dados Biográficos:
Baldeu Chande



Director de Relações Comunitárias e Administrador (interino) do Parque da Gorongosa
Baldeu Chande nasceu em Maputo e cresceu na localidade de Guijá, situada nas planícies aluviais do Limpopo, na Província de Gaza.Desde muito jovem que sempre possuiu uma grande atracção pela natureza e teve a oportunidade em 1978, de concretizar essa paixão tendo sido formado em Fauna Bravia no Centro de Formação do Parque Nacional da Gorongosa.
Desde esse momento passou grande parte da sua vida pessoal e profissional em áreas de Conservação quer de Moçambique quer do Zimbabwe.
Para além de Administrador do Parque Nacional da Gorongosa (liderou a equipa que reabriu o Parque após a assinatura do Acordo de Paz) e da Reserva de Búfalos do Marromeu, Baldeu Chande foi ainda Director e Instructor da Escola de Formação em Fauna Bravia, Coordenador adjunto da operação búfalo e também Chefe do Departamento de Utilização de Fauna Bravia numa empresa Estatal.
Possui uma larga experiência prática que vai desde contagens de fauna bravia, captura e actividades de domesticação, abates controlados e criação de crocodilos, fiscalização e actividades de formação de fiscais de caça bem como a organização de safaris de caça e ecoturismo.
Não menos importante, durante os anos em que colaborou com a IUCN, trabalhou de forma muito chegada com comunidades rurais, procurando encontrar formas de as integrar nos programas de Conservação de Fauna Bravia.
Nos últimos anos, Chande fez a diferença pela positiva, na conservação da Reserva do Niassa e no respectivo Programa de Desenvolvimento Comunitário, mantendo-o em constante evolução e desenvolvimento apesar dos recursos disponíveis, muito limitados, quando comparados com os desafios com que diariamente se debatia. Agora está de volta a Gorongosa trabalhando com uma equipa multidisciplinar de técnicos Moçambicanos e internacionais que estão a utilizar métodos de gestão adaptativa aplicada à conservação biológica para restaurar e proteger o ecossistema da Gorongosa. Um dos seus sonhos é de poder atrair muitos turistas para o Parque porque se trata de um lugar muito especial que tem de ser visto para que se possa acreditar que exista e também porque através do turismo será possível criar a necessária motivação das comunidades locais para proteger e valorizar as actividades de conservação.

Mais pormenores sobre o Parque Nacional da Gorongosa em:
http://my.gorongosa.net/stories/
http://www.gorongosa.net/

Vasco Galante, Director de Comunicação do Parque Nacional da Gorongosa


E-mail: vasco@carrfoundation.org


Mobile: (+ 258) 82 2970010

No comments: