13 June 2007

11 - RECORDANDO OS CAÇADORES GUIAS

AMADEU PEIXE

Caçador Guia e campeão de tiro de Stand

Numa das suas mais recentes fotos no Brasil






Na década de 60 quando no exercício da sua profissão preferida

Nascido em 1935, em Vilanculos, distrito de Inhambane, onde seus pais residiam devido às funções que o chefe de família - o bem conhecido Júpiter Peixe – ali exercia como funcionário das Finanças, o Amadeu Peixe foi um dos poucos caçadores-guias moçambicano que, antes de se dedicar a esta delicada profissão, conhecia praticamente todo o território de Moçambique!
As constantes transferências a que os funcionários públicos estavam sujeitos, sobretudo os administrativos e os das finanças, levaram seu pai a residir em várias capitais de distrito, nomeadamente de Inhambane, Cabo Delgado e Niassa. Na década de quarenta e antes de seguir para o colégio para os estudos secundários (esteve em Tondela – Portugal e no Instituto de Portugal, em Lourenço Marques), a família viveu alguns anos em Vila Cabral (actual Lichinga), a capital do Niassa, o distrito de menor densidade de população humana do território. Naturalmente era uma região farta de animais selvagens, onde os leões proliferavam por toda a parte e causavam imensas vítimas na população e nos seus gados domésticos!
Foi ali que, aos onze anos, o Amadeu abateu o seu primeiro leão, uma proeza que, até hoje, não conhecemos quem tenha cometido com tão pouca idade! Após os estudos secundários e como seus pais residiam na cidade de Inhambane, ali obteve o seu primeiro emprego, na Algodoeira do Sul do Save. Nesta actividade percorreu as áreas mais remotas do distrito, ricas em fauna, caçando as mais variadas espécies. Seguiu-se o serviço militar obrigatório, com colocação em Vila Cabral, onde o seu principal passatempo era a caça. Voltou a cometer ali uma nova proeza com leões, abatendo, de uma assentada, 6 destes poderosos felinos, ou seja, todos quantos atacavam um curral de gado bovino na periferia da cidade! Ingressou depois no funcionalismo público, passando pelo quadro administrativo (Inhambane), serviços de agrimensura (Porto Amélia, actual Pemba – Cabo Delgado) e serviços de finanças (Lourenço Marques).
Conheci o Amadeu precisamente em Inhambane, em 1954 e desde logo ficamos amigos. Fizemos parte de uma equipa de futebol local, ele como guarda-redes e só por si valia meia equipa! De facto o Amadeu, aos vinte anos, era um atleta fora do vulgar, praticando as mais diversas modalidades em foco na altura, fruto de uma constituição física invejável e de muito treinamento proveniente dos tempos que passou nos colégios! Nenhum dos companheiros de então se admirou que poucos anos depois ele era considerado dos melhores guarda-redes da época, ao serviço do seu Benfica de Lourenço Marques! Uma carreira que viria a abandonar, precocemente, devido a uma grave lesão num joelho.


NOTA: Estes dados constam do Álbum publicado na HP onde pode ser vista a biografia mais desenvolvida do Amadeu Peixe. AQUI:

Entretanto, tivemos recentemente a triste notícia do falecimento inesperado deste célebre caçador, que residia há muito no Brasil, facto que foi noticiado em várias comunidades moçambicanas da Internet.

Marrabenta, Junho de 2007



No comments: