18 June 2007

14 - LIVROS SOBRE FAUNA BRAVIA, CAÇA E CAÇADORES DE MOÇAMBIQUE

(2)

Titulo: A CAÇA NO IMPÉRIO PORTUGUÊS

Autor: Henrique Galvão, em colaboração com Freitas Cruz

Ano de publicação:1945

Editor: Editorial " O Primeiro de Janeiro" - Porto

Esta é uma das mais de quarenta obras literárias de Henrique Galvão, militar, político e escritor, opositor ao regime do Estado Novo e que ficou célebre quando tomou de assalto o paquete Santa Maria na década de 60.

De entre essas obras, destacamos aquelas que se enquadram no tema de fundo desta página. São elas:

- A CAÇA NO IMPÉRIO PORTUGUÊS (2 volumes);

- DA VIDA E DA MORTE DOS BICHOS (5 VOLUMES);

- ROMANCE DOS BICHOS DO MATO - KURIKA;

- ROMANCE DOS BICHOS DO MATO - IMPALA

Estas obras foram publicadas nas décadas de 30 e 40 do século passado e reeditadas sucessivamente, constituindo do melhor que existe sobre a fauna bravia de Portugal e das suas ex-colónias.

Embora o autor se debruçasse particularmente sobre a fauna de Angola, onde exerceu altos cargos na administração do território, desenvolveu também sobre Moçambique um importante capítulo na primeira daquelas obras que ainda hoje é perfeitamente actual, dado o grande rigor na identificação e distribuição das espécies faunísticas deste país que visitou várias vezes.

A obra "A CAÇA NO IMPÉRIO PORTUGUÊS", a mais importante sobre a fauna bravia, consta de 2 volumes de luxo, com 638 páginas profusamente ilustradas com fotografias, desenhos, reproduções de quadros de várias origens e de pinturas especialmente feitas para esta obra, algumas delas do famoso pintor angolano Neves e Sousa. O preâmbulo que abre o capítulo sobre a fauna de Moçambique, tem estas bonitas palavras que nunca nos cansamos de recordar:

"Se a África é o paraíso dos caçadores, Moçambique é um dos mais privilegiados recantos desse paraíso. Nas suas florestas, nos seus tandos e lânguas, nas margens, restingas e ilhotas dos seus rios e lagoas, uma fauna riquíssima em variedade e abundância se oferece, tentadora, ao caçador."

......................................................................................................................................

Marrabenta, Junho de 2007

No comments: